Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia não deve estar em reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Ucrânia

    Encontro está marcado para a próxima quinta-feira (22); também não está claro se a China vai participar

    Kylie AtwoodJennifer Hanslerda CNN

    A Rússia não deve participar da reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que está marcada para quinta-feira (22), sobre a soberania ucraniana, de acordo com um alto funcionário do Departamento de Estado.

    “Não parece que o ministro das Relações Exteriores da Rússia estará lá”, informou a fonte. “Meu entendimento é que a Rússia não será representada.”

    Na semana passada, autoridades dos Estados Unidos disseram que achavam que a Rússia participaria.

    Esperava-se que a reunião fosse o único evento em que diplomatas americanos e russos estariam na mesma sala.

    “Entendemos que os ministros das Relações Exteriores de todos os países do P5 provavelmente comparecerão, assim como o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia”, apontou a secretária assistente Michele Sison ao prever a reunião do Conselho de Segurança como parte da agenda do secretário de Estado, Antony Blinken.

    O alto funcionário do Departamento de Estado se recusou a revelar se a Rússia estava boicotando a reunião, mas respondeu “isso mesmo” quando perguntado se a Rússia não estará presente porque não quer estar lá.

    “Não é totalmente surpreendente que eles não sejam representados em uma reunião sobre soberania ucraniana e responsabilidade russa”, acrescentou o funcionário, observando que os EUA sabem quais países aceitaram o convite para estar lá.

    A CNN entrou em contato com a Missão Russa da ONU para comentar.

    Também não está claro se a China vai participar da reunião.

    “Saberemos mais sobre isso nos próximos dias”, revelou o funcionário.

    Tópicos