Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia está retendo unidades militares para evitar contra-ataque, diz Ucrânia

    Estado-Maior ucraniano afirma que dezenove batalhões táticos russos estão ativos em Belgorod

    Soldado ucraniano em frente a tanque russo destruído em Kharkiv
    Soldado ucraniano em frente a tanque russo destruído em Kharkiv Reuters

    Tim Listerda CNN

    A Ucrânia afirma que a Rússia está retendo algumas de suas unidades dentro de suas fronteiras para evitar um contra-ataque ucraniano que avançou a leste de Kharkiv.

    Em sua última atualização operacional, o Estado-Maior ucraniano diz que “para impedir o avanço de unidades das Forças Armadas da Ucrânia, o inimigo concentrou até dezenove batalhões táticos na região de Belgorod”, no oeste da Rússia.

    Os russos estão retendo unidades à medida que as forças ucranianas se aproximam da fronteira, dizem analistas.

    Dentro da Ucrânia, o Estado-Maior diz que a atividade mais intensa segue na região de Donetsk, onde as forças russas estão tentando avançar em direção à cidade de Lyman, um importante centro de transporte.

    Em outras partes da região, “o inimigo aumentou seu poder de fogo e está tentando romper as defesas de nossas tropas”. Mesmo assim, as forças russas permanecem “focadas no reagrupamento de unidades, reabastecimento de munição, combustível e manutenção de posições anteriormente ocupadas”.

    Os militares ucranianos acreditam que os russos vão retomar uma ofensiva em direção à vila de Sulyhivka, enquanto tentam progredir na área de Izium. No mês passado, os russos obtiveram ganhos modestos na área, mas sem grandes conquistas ou consequências.

    Em Luhansk, o aumento do bombardeio russo causou mais vítimas civis e dificultou as operações de resgate. Serhiy Hayday, chefe da administração militar da região, disse que as equipes de resgate perderam contato com 11 pessoas escondidas em um porão em Shypilovo.

    “Com o apoio de aeronaves e artilharia, o inimigo concentrou seus esforços em tentar assumir o controle de Rubizhne e se preparar para a continuação das operações ofensivas na direção de Lysychansk. O inimigo aumentou o poder de fogo, tentando romper as defesas de nossas tropas”, disse Hayday.

    As forças russas obtiveram apenas pequenos ganhos territoriais em Luhansk, mas agora controlam a cidade de Popasna, que está em ruínas após intensos bombardeios.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original