Rússia diz ter detido dois agentes ucranianos na Crimeia
Dupla teria entregado informações sobre armamentos russos ao Ministério da Defesa da Ucrânia
Um órgão regional do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) disse nesta sexta-feira (27) que deteve dois agentes ucranianos na Crimeia anexada pela Rússia, que transferiram informações sobre instalações militares russas para Kiev, informou a agência de notícias estatal TASS.
O FSB disse que um dos homens forneceu informações sobre as coordenadas das instalações de defesa aérea na cidade de Kerch.
A Ponte da Crimeia, uma importante linha de abastecimento para as tropas russas que lutam na Ucrânia, vai de Kerch ao Krai de Krasnodar, no sul da Rússia. A Rússia tomou a Crimeia da Ucrânia em 2014 e usou-a como uma das plataformas de lançamento para o que chama de “operação militar especial” na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022.
O homem, que o FSB identificou como um residente de 45 anos da Crimeia, também passou informações de inteligência a Kiev para uso no lançamento de ataques com mísseis, disse a agência.
O segundo detido, de 43 anos, também se ofereceu para ajudar o Ministério da Defesa ucraniano, disse a TASS citando o FSB.