Rússia diz que proximidade da Ucrânia com a Otan atrapalha negociações
Ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, diz que os ucranianos preferem buscar ajuda da Otan a investir em negociações bilaterais
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse neste sábado (5) que a tentativa do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de buscar ajuda direta da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no conflito entre os dois países não está ajudando nas negociações.
“Declarações raivosas constantes do senhor Zelensky não aumentam o otimismo”, disse Lavrov a repórteres neste sábado.
Especificamente, ele mencionou a crítica de Zelensky à aliança militar ocidental na sexta-feira (4) por ter se recusado a intervir no conflito impedindo que mísseis e aviões de guerra da Rússia usassem o espaço aéreo da Ucrânia.
“Minha questão é: se ele está tão irritado que a Otan não interveio a seu favor, como ele esperava, então ele espera resolver o conflito envolvendo a Otan em tudo isto, e não por meio de negociações”, disse Lavrov.
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que esperava abrir conversas com Lavrov, mas apenas se elas fossem “significativas”.