Rússia diz que carta de Zelensky a Trump sobre negociação é positiva
Presidente da Ucrânia afirma que Kiev está disposta a negociar fim da guerra, segundo líder americano


A Rússia disse nesta quarta-feira (5) que a declaração do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de que o país está pronto para negociar sobre a guerra é positiva, mas ainda não está claro para o governo russo com quem realizariam as discussões.
Donald Trump disse que recebeu uma carta de Zelensky na terça-feira (4). A revelação foi feita durante discurso do republicano ao Congresso dos EUA.
“A Ucrânia está pronta para vir à mesa de negociações o mais rápido possível para trazer uma paz duradoura mais perto. Ninguém quer a paz mais do que os ucranianos”, comentou Trump em um discurso ao Congresso enquanto citava a carta.
Questionado sobre como o governo russo vê o envio da carta de Zelensky para Trump, o porta-voz Dmitry Peskov respondeu: “Positivamente”.
Mas ele acrescentou: “A questão é com quem sentar [para negociar]. Por enquanto, o presidente ucraniano ainda está legalmente proibido de negociar com o lado russo. Então, no geral, a abordagem é positiva, mas as nuances ainda não mudaram”.
Peskov se referiu a um decreto de Zelensky de 2022 que descartou negociações com o presidente Vladimir Putin. Além disso, a Rússia alega ilegitimidade do presidente e que ele deveria ter realizado eleições quando seu mandato expirou, no ano passado.