Rússia diz haver convergências com proposta de paz de Volodymyr Zelensky
Porta-voz do Kremlin diz que é necessário estudar detalhes de acordo, mas que a mensagem está em "uníssono" com posição russa
O Kremlin disse na quarta-feira (24) que o sinal da Ucrânia sobre as negociações com Moscou parecia com a posição da própria Rússia, mas que eram necessários mais detalhes.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que Kiev está pronta para negociações com a Rússia se Moscou estiver preparada para negociar de boa fé, embora tenha dito que a Ucrânia não viu nenhum sinal disso.
“Pode-se dizer que a mensagem em si está em uníssono com a nossa posição”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres quando questionado sobre o comentário de Kuleba, acrescentando que eram necessários esclarecimentos sobre os detalhes.
“Você sabe que o lado russo nunca se recusou a negociar, sempre manteve sua abertura ao processo de negociação, mas aqui são importantes detalhes que você e eu ainda não sabemos”.
A Reuters informou em fevereiro que a sugestão do presidente russo, Vladimir Putin, de um cessar-fogo na Ucrânia para congelar o conflito foi rejeitada pelos Estados Unidos após contatos entre intermediários.
Putin está pronto para interromper o conflito na Ucrânia com um cessar-fogo negociado, mas o chefe do Kremlin está preparado para continuar a lutar se Kiev e o Ocidente não responderem, informou a Reuters em maio.
Putin disse em junho que a Rússia só poria fim ao conflito na Ucrânia se Kiev concordasse em abandonar as suas ambições de entrar na Otan e entregar a totalidade das quatro províncias reivindicadas por Moscou, exigências que Kiev rapidamente rejeitou como equivalentes à rendição.