Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia concentra esforços em áreas orientais próximas a Bakhmut, diz Ucrânia

    Mais de 30 combates ocorreram no leste ucraniano no último dia, segundo Estado-Maior do país

    Soldados ucranianos ao lado de veículo de infantaria perto da cidade ucraniana de Bakhmut.
    Soldados ucranianos ao lado de veículo de infantaria perto da cidade ucraniana de Bakhmut. 25/02/2023 REUTERS/Yan Dobronosov

    Svitlana VlasovaLauren Kentda CNN

    A Rússia continua concentrando “seus principais esforços” nas áreas de Lyman, Bakhmut, Avdiivka e Marinka, no leste da Ucrânia, com mais de 30 combates ocorrendo lá no último dia, de acordo com o Estado-Maior da Ucrânia.

    No setor de Lyman, mais de 10 aldeias ficaram sob fogo de artilharia enquanto as forças russas tentavam, sem sucesso, forçar as tropas ucranianas a deixar suas posições perto de Novoyehorivka, na região de Luhansk, informou o Estado-Maior em uma atualização.

    Outras 10 localidades foram bombardeadas no setor de Avdiivka, onde as forças de defesa ucranianas afirmam estar continuamente retendo a ofensiva russa na cidade de Avdiivka.

    “O inimigo lançou ataques aéreos nas áreas de Bohdanivka e Toretsk”, disse o Estado-Maior. “Mais de 10 localidades sofreram bombardeios de artilharia inimiga, incluindo Vasyukivka, Khromove, Oleksandr-Shultine e Pivnichne, na região de Donetsk.”

    De acordo com o Estado-Maior, os defensores ucranianos “repeliram com sucesso os ataques inimigos nas áreas ao sul de Berkhivka e Bohdanivka na região de Donetsk”.

    “Ao mesmo tempo, eles continuam conduzindo operações ofensivas ao sul e ao norte da cidade de Bakhmut, fortalecendo suas posições”, continuou a atualização.

    O comandante da unidade de reconhecimento “Terra” da Ucrânia, Mykola Volokhov, descreveu a situação na área de Bakhmut como “bastante positiva e otimista”.

    “Durante o último mês [no setor de Bakhmut], temos feito um progresso constante no avanço: liberando a terra ucraniana do inimigo, recuperando o que foi perdido. Estamos começando a entrar nos territórios que inicialmente não controlávamos”, disse Volokhov.

    “A natureza da luta é muitas batalhas de infantaria, mas ultimamente, tanto o nosso lado quanto o inimigo têm usado muitos tanques”, continuou ele. “Antes era apenas infantaria, mas agora o inimigo está exibindo ativamente seu equipamento. Para nós, isso é um bom sinal, porque significa que eles não são capazes de lidar e precisam retirar reservas.”

    Enquanto isso, os militares ucranianos disseram que também repeliram todos os ataques ao redor da cidade de Marinka.

    “Ao mesmo tempo, as Forças de Defesa da Ucrânia continuam a conduzir operações ofensivas nas direções de Melitopol e Berdiansk, fortalecendo suas posições, infligindo fogo de artilharia aos alvos inimigos identificados e realizando medidas de contra-bateria”, continuou a atualização.

    O Estado-Maior da Ucrânia também disse que a Rússia lançou cinco drones Shahed iranianos no último dia, dois dos quais foram destruídos pela defesa aérea ucraniana.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original