Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia ataca Kiev em meio ao retorno às aulas

    Bombardeio atingiu distritos da capital ucraniana por quase duas horas

    Pavel Polityukda Reuters

    Explosões fortes abalaram a capital da Ucrânia, Kiev, na manhã desta segunda-feira (2), quando a Rússia lançou uma bateria de mísseis, provocando incêndios e danificando casas e infraestrutura, disseram autoridades.

    Os moradores de toda a cidade foram acordados por uma rápida sucessão de estrondos e pelo som de mísseis de defesa aérea disparando em direção ao céu para interceptar alvos.

    A Força Aérea disse ter destruído 22 dos 35 mísseis e 20 dos 23 drones de ataque. E listou vários tipos de mísseis balísticos e de cruzeiro usados ​​pela Rússia.

    Alertas de ataque aéreo soaram em toda a Ucrânia por quase duas horas antes de a Força Aérea declarar o céu limpo. A vizinha Polônia, membro da Otan, ativou aeronaves polonesas e aliadas para manter seu espaço aéreo seguro durante os ataques.

    O amplo bombardeamento, uma semana depois de a Rússia ter desencadeado o seu maior ataque aéreo à Ucrânia desde o início da guerra em grande escala no início de 2022, coincidiu com o regresso à escola de muitas crianças.

    Yevheniia, uma mãe de 33 anos, tentou ser corajosa ao levar sua filha Margo, de 6 anos, para seu primeiro dia de aula.

    A ocasião é celebrada na Ucrânia, tal como na Rússia, com os pais comprando grandes ramos de flores para os seus filhos pequenos.

    “As mãos dela tremiam, acordamos. Nosso apartamento começou a cheirar a fumaça, mas ainda precisamos ir para a escola, certo? Somos ucranianos”, disse ela, enquanto a filha concordava.

    Uma caldeira em uma estação de tratamento de água de Kiev foi parcialmente danificada, assim como a entrada de uma estação de metrô que também funciona como abrigo antiaéreo no distrito de Svyatoshynksyi, disse o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, no Telegram, embora a estação ainda estivesse em operação.

    O distrito abriga um conjunto de universidades e escolas.

    O ataque feriu três pessoas, disseram as autoridades militares da cidade, acrescentando que duas delas foram levadas ao hospital.

    Carros foram incendiados em toda a cidade, bem como em um prédio não residencial no distrito de Shevchenkivskyi, disse o prefeito Klitschko.

    Os serviços de emergência correram para vários locais, incluindo os distritos de Svyatoshynskyi, Solomyanskyi e Holosiivskyi, onde caíram destroços de mísseis destruídos.

    O distrito de Solomyanskyi abriga uma importante estação ferroviária e o principal aeroporto de Kiev. O histórico distrito de Svyatoshynsky fica no extremo oeste da cidade, enquanto Holosiivskyi fica no sudoeste.

    Kateryna, 34 anos, foi ao mercado em Svyatoshyno para comprar flores para o seu filho que começava a escola.

    “Alguns floristas estiveram aqui desde as cinco da manhã, tiveram que se esconder”, disse ela.

    Um centro islâmico também foi gravemente danificado no ataque, disse o líder tártaro da Crimeia, Refat Chubarov, no Telegram.

    Jornalistas da Reuters em Kiev ouviram uma série de fortes explosões que pareciam ser o trabalho de unidades de defesa aérea, algumas na área central.

    Na segunda-feira passada, a Rússia disparou mais de 200 mísseis e drones contra a Ucrânia, matando sete pessoas e atingindo instalações energéticas em todo o país, no que Kiev chamou de ataque “mais massivo” da guerra.

    A Rússia nega ter como alvo civis na guerra que já dura 30 meses.

    Tópicos