Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia ataca cidade de Avdiivka de todas as direções, situação é “difícil”

    Forças terrestres da Ucrânia relatam situação tensa em todo o leste do país

    Prédio danificado na cidade de Avdiivka
    Prédio danificado na cidade de Avdiivka 8/11/2023 Radio Free Europe/Radio Liberty/Serhii Nuzhnenko via REUTERS

    Olena HarmashTom Balmforthda Reuters

    Um grande número de tropas russas está atacando Avdiivka, no leste da Ucrânia, de todas as direções, e a situação está cada vez mais difícil para as forças ucranianas que defendem a cidade, disse o prefeito nesta quinta-feira (8).

    As forças russas tomaram a iniciativa no front oriental na região industrial de Donbas, na Ucrânia, e vêm tentando cortar as linhas de suprimento e cercar as forças ucranianas entrincheiradas em Avdiivka desde outubro.

    “O inimigo está pressionando de todas as direções. Eles estão atacando com forças muito numerosas”, disse o prefeito de Avdiivka, Vitaliy Barabash, em comentários televisionados, descrevendo a situação como “muito difícil”.

    Atingida pelos combates na região desde 2014, que aumentaram em fevereiro de 2022, quando a Rússia lançou sua invasão em grande escala na Ucrânia, Avdiivka sofreu grandes danos.

    Atualmente, há apenas 941 moradores na cidade que já foi lar de 32.000 pessoas e tem uma grande usina de coque, disse Barabash.

    A queda de Avdiivka seria saudada pelas autoridades russas como uma vitória difícil antes da eleição do próximo mês, na qual o presidente Vladimir Putin deverá ser reeleito.

    Em seu relatório diário sobre a situação em Avdiivka, os militares ucranianos disseram que as tropas de Kiev estavam contendo as forças russas.

    “Nossos soldados mantêm firmemente a defesa, infligindo perdas significativas aos invasores”, afirmaram.

    As forças terrestres da Ucrânia disseram que a situação estava tensa em todo o leste do país.

    “O inimigo está tentando romper nossa defesa na área de Chasiv Yar (na região de Donetsk) e recorrendo a ações locais de pequenos grupos sob a cobertura de drones e artilharia”, disseram no aplicativo de mensagens Telegram