Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia anuncia retorno de tropas que estavam na península da Crimeia

    Ministério da Defesa russo compartilhou vídeo que mostra tanques e veículos retornando da região, ocupada em 2014

    Tanques retornam da Crimeia
    Tanques retornam da Crimeia Reprodução/Ministério de Defesa da Rússia

    Alexander MarrowMaxim Rodionovda Reuters

    O Ministério da Defesa da Rússia publicou um vídeo (veja abaixo), nesta quarta-feira (16), que mostra tanques e veículos militares saindo da Crimeia por uma ponte ferroviária após a conclusão de exercícios militares, acrescentando que algumas tropas também retornarão às suas bases permanentes.

    Moscou já havia anunciado uma retirada parcial das forças próximas à Ucrânia na terça-feira (15). A medida foi recebida com ceticismo, no entanto, e o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que mais de 150.000 soldados russos ainda estão reunidos perto das fronteiras da Ucrânia.

    As potências mundiais estão envolvidas em uma das crises mais profundas nas relações há décadas, disputando a influência e o fornecimento de energia pós-Guerra Fria, enquanto Moscou quer impedir que o ex-vizinho soviético se junte à aliança militar da Otan.

    Novas imagens mostram o que o Ministério da Defesa disse serem tanques, veículos de combate de infantaria e unidades de artilharia deixando a península da Crimeia que Moscou ocupou em 2014.

    “Equipamentos de combate e militares serão entregues por trens militares aos pontos de implantação permanente das unidades”, disse o Ministério da Defesa. “Na chegada, o equipamento será preparado para a realização da próxima fase de treinamento de combate”.