Rússia alega impedir tentativa ucraniana de entrar em território do país
Dois grupos não identificados tentaram invadir os arredores do assentamento de Novaya Tavolzhanka na região de Belgorod
O Ministério da Defesa russo alegou ter frustrado uma tentativa das forças ucranianas de entrar no território russo perto de Novaya Tavolzhanka, na região fronteiriça de Belgorod.
“Ontem [domingo], unidades das Forças Armadas e do Serviço de Fronteiras do FSB da Rússia frustraram uma tentativa de dois grupos de terroristas ucranianos de penetrar no território da região de Belgorod perto do assentamento de Novaya Tavolzhanka, região de Belgorod”, disse o ministério disse em comunicado nesta segunda-feira (5).
A declaração afirma que no domingo (4), aproximadamente às 13h, horário local (7h em Brasília), os dois grupos não identificados tentaram “forçar sobre o rio Seversky Donets e pousar nos arredores do assentamento de Novaya Tavolzhanka na região de Belgorod sob a cobertura de intensos bombardeios de artilharia contra alvos civis.”
As formações foram destruídas por ataques aéreos e fogo de artilharia das unidades de cobertura da fronteira do estado, acrescentou o ministério.
A CNN não pode verificar independentemente as alegações da Rússia.
O acontecimento segue o governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, dizendo que um “grupo de sabotagem e reconhecimento” ucraniano entrou no território de Shebekino na região de Belgorod. “Terroristas ucranianos queriam atravessar o rio perto da aldeia de Novaya Tavolzhanka, mas nossos militares os impediram”, acrescentou.