Rússia abrirá fogo contra navios estrangeiros ilegais em suas águas, diz autoridade
EUA negaram ter realizado operação em águas russas no sábado (12), apesar de acusação do outro lado
Uma autoridade militar russa de alto escalão disse nesta segunda-feira (15) que a Rússia está pronta para abrir fogo contra navios e submarinos estrangeiros que entrarem ilegalmente em suas águas territoriais, segundo a agência de notícias Interfax.
Qualquer decisão desse tipo, no entanto, seria tomada apenas no “nível mais alto”, disse a autoridade.
No sábado (12), os Estados Unidos negaram que tenham realizado operações militares em águas que compreendem o território russo, após Moscou dizer que um navio da Rússia repeliu um submarino norte-americano em águas russas no Pacífico.
Os EUA e demais países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) acusam a Rússia de planejar um ataque contra a Ucrânia e apontam um crescente acúmulo de forças militares nas fronteiras.
Os russos, que reuniram mais de 100 mil soldados perto da fronteira com a Ucrânia, negaram repetidamente quaisquer planos de invasão e acusaram os Estados Unidos e seus aliados de histeria. O país exige que a Otan afaste-se da Ucrânia e de suas intenções de tornar o país fronteiriço mais um de seus membros na Europa.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, sugeriu nesta segunda-feira (14) ao presidente Vladimir Putin que Moscou continue no caminho diplomático em seus esforços para extrair garantias de segurança do Ocidente.
Lavrov disse a Putin que os Estados Unidos apresentaram propostas concretas para reduzir os riscos militares, mas disse que as respostas da União Europeia e da Otan não foram satisfatórias. “Parece-me que nossas possibilidades estão longe de estar esgotadas. Nesta fase, sugiro continuar e construí-las”, declarou.