Reunião do Conselho de Segurança será na manhã desta quarta-feira (18)
Reunião estava prevista para a noite desta terça-feira (17) e foi adiada
O Itamaraty informou que a reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) foi remarcada para às 10h em Nova York (11h no horário de Brasília), da quarta-feira (18). A reunião estava prevista para a noite desta terça-feira (17) e foi adiada.
Oficialmente, o Itamaraty afirma que as delegações do conselho repassam as informações às capitais, o que abre frente de negociações.
Fontes do governo informaram à âncora da CNN Tainá Falcão e à analista da CNN Jussara Soares que a transferência da reunião não tem relação com o ataque a um hospital em Gaza, mas foi feita para terem mais tempo para discutir o texto que será votado, que também é motivo de consultas diplomáticas entre as autoridades.
O conteúdo da resolução do Brasil também não deve ser alterado. O texto formulado pelo governo brasileiro pede a “imediata retirada da ordem”, dada por Israel, para que civis palestinos e funcionários das Nações Unidas evacuem o norte da Faixa de Gaza e se realoquem na região sul do território. A proposta ainda pede a criação de corredores humanitários.
A resolução desenhada pelo Brasil cita o Hamas nominalmente. O texto “rechaça e condena inequivocamente os hediondos ataques terroristas do Hamas” e “faz um apelo pela liberação imediata e incondicional dos reféns civis”.