Reunião do Conselho de Segurança da ONU é suspensa para consulta diplomática
Votação para aprovação ou recusa da proposta de resolução do conflito dada pela Rússia pode não ocorrer mais nesta segunda-feira


A reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York (EUA) foi suspensa logo após o início na noite desta segunda-feira (16). A pauta do encontro era a guerra de Israel e o Hamas, no Oriente Médio.
A suspensão ocorreu a pedido dos Emirados Árabes Unidos para que os membros realizassem consultas diplomáticas entre eles.
A pauta oficial da reunião é “a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina”. Era esperado que fosse feita uma votação para aprovação ou recusa da proposta de resolução do conflito dada pela Rússia na última sexta-feira (13). Não há consenso dos países sobre a sugestão.
Com a suspensão, é possível que a votação não ocorra mais nesta segunda.
Para um texto ser aprovado no Conselho de Segurança da ONU é preciso que haja votos favoráveis de nove dos 15 membros. Além disso, nenhum dos cinco membros permanentes (EUA, Rússia, China, Reino Unido e França) podem votar negativamente, já que possuem poder de veto.
Na última sexta, o colegiado já havia se reunido para discutir exclusivamente a guerra de Israel, mas não chegou a um consenso.