Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Resultados preliminares apontam Claudia Sheinbaum como vencedora das eleições no México

    Sheinbaum será a 1ª mulher a governar o país; candidata teve entre 58,3% e 60,7% dos votos

    Candidata presidencial do partido governista mexicano Morena, Claudia Sheinbaum, em último debate antes das eleições, na Cidade do México
    Candidata presidencial do partido governista mexicano Morena, Claudia Sheinbaum, em último debate antes das eleições, na Cidade do México 19/05/2024REUTERS/Quetzalli Nicte-Ha

    Da CNN

    A candidata Claudia Sheinbaum é a vencedora das eleições presidenciais no México, segundo os resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE).

    Sheinbaum – que será a primeira mulher a chefiar o Governo do México – teve entre 58,3% e 60,7% dos votos, segundo a Contagem Rápida, exercício que o INE realiza com base numa amostra estatística de atas das mesas de votação conhecer as tendências.

    Atrás de Sheinbaum – indicado pelos partidos Morena, Trabalhista e Ecologista Verde – estava a candidata da oposição Xóchitl Gálvez – dos partidos Ação Nacional, Revolucionário Institucional e Revolução Democrática – com entre 26,6% e 28,6% dos votos.

    Em terceiro lugar ficou o candidato do Movimento Cidadão, Jorge Álvarez Máynez, com entre 9,9% e 10,8% dos votos.

    A candidata vencedora disse que terá um governo “sem distinções”, embora uma parte dos cidadãos não tenha votado a seu favor.

    Segundo a Contagem Rápida, a participação nas eleições presidenciais situou-se entre 60% e 61,5% do eleitorado.

    Além da Contagem Rápida, o INE disponibilizou o Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (PREP), que é atualizado à medida que os registos eleitorais são capturados.

    A contagem distrital começará na quarta-feira, a partir da qual estarão disponíveis os números finais da eleição.

    Após o dia deste domingo – em que foram votados cerca de 20 mil cargos em todo o México – o Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF) deverá receber e analisar eventuais impugnações ao processo, bem como qualificar a eleição presidencial o mais tardar. 6 de setembro.

    Caso a Corte valide a eleição, Sheinbaum tomará posse no dia 1º de outubro, substituindo Andrés Manuel López Obrador. Seu mandato terá duração de seis anos, de 2024 a 2030.

    O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, comemorou que a candidata oficial Claudia Sheinbaum foi a vencedora da Presidência do México nos resultados preliminares.

    “Hoje é um dia de glória porque o povo do México decidiu livre e democraticamente que Claudia Sheinbaum se torna a primeira mulher presidente em 200 anos de vida independente da nossa República. Parabéns a todos nós que temos a alegria de viver nestes tempos estelares de orgulho e transformação”, disse Obrador no X.

    Violência

    O dia de votação das eleições gerais mexicanas foi marcado por violência e atrasos. A votação foi suspensa em um colégio eleitoral em Comeyoapan, no estado de Puebla, após uma pessoa ser morta durante um tiroteio. Outra morte foi confirmada pelo procurador-geral do estado na cidade de Tlapanalapan, centro-oeste do país.

    No estado de Jalisco, que abriga o terceiro maior colégio eleitoral do México, cinco urnas não foram instaladas por falta de segurança. O estado tem eleições para governador, mas autoridades informaram que não existiam condições suficientes para resguardar a segurança dos eleitores na cidade de Jilotlán de los Dolores, no centro-oeste do país.