Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Requisitos mais rígidos para viajantes que chegam aos EUA entram em vigor dia 6

    A partir de segunda-feira (6), viajantes precisam apresentar teste de Covid-19 realizado em até 24 horas antes de entrar no país

    Kaitlan CollinsPaul LeBlancda CNN

    Os novos e mais rigorosos requisitos de testes de Covid-19 do governo Biden, para todos os viajantes que chegam aos Estados Unidos, entrarão em vigor na segunda-feira (6), disse um funcionário do governo à CNN.

    As novas regras exigirão que cada passageiro que voe de outro país para os EUA faça o teste um dia antes de sua partida, alterando as regras que permitiam que os viajantes fizessem o teste até três dias antes de entrar no país.

    A nova regra dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA entrará em vigor às 10h, pelo horário de Brasília.

    A mudança na política – que o presidente Joe Biden anunciou na quinta-feira (2) junto com uma lista de novas medidas para combater a Covid-19 – ressalta a ameaça potencial representada pela recém-descoberta variante Ômicron. Os cientistas ainda estão trabalhando para determinar o quão transmissível é a variante, quão doente ela torna as pessoas e quão eficaz são as vacinas atuais contra ela.

    “Os especialistas dizem que os casos da Covid-19 continuarão a aumentar nas próximas semanas e neste inverno [norte-americano]”, disse o presidente. “Então, precisamos estar prontos.”

    Qualquer cidadão estrangeiro que viajar para os Estados Unidos deve estar totalmente vacinado, embora não haja exigência de vacinação para cidadãos norte-americanos que viajam de avião, seja global ou nacionalmente. A Casa Branca disse no início do dia que a exigência de vacina para viagens domésticas permanecia na mesa como uma opção para o futuro.

    Na segunda-feira, os EUA proibiram todas as viagens da África do Sul e de sete nações vizinhas, com exceção de cidadãos americanos e residentes permanentes legais, que devem apresentar teste negativo para entrar nos EUA. Questionado na terça-feira por quanto tempo as atuais restrições a viagens permaneceriam em vigor, Biden disse: “Bem, meio que depende.”

    “Vai semana a semana, para determinar o que precisamos e em que estado estão as coisas. Vamos aprender muito mais nas próximas semanas sobre a letalidade desse vírus, sobre quanto ele se espalha, sobre se o que temos pode controlá-lo, etc.”, continuou Biden.

    As autoridades de saúde estão pedindo às pessoas que sejam vacinadas contra a Covid-19 ou que tomem uma dose de reforço, se forem elegíveis. Outras medidas como máscaras, lavagem das mãos, distanciamento físico e ventilação ainda funcionarão contra a variante Ômicron.

    A variante Delta do coronavírus continua sendo a variante dominante globalmente e nos Estados Unidos.

    (Texto traduzido, leia original em inglês aqui)

    Tópicos