Reino Unido ultrapassa 30 mil mortes por COVID-19
Com 649 mortes nas últimas 24 horas, o país é o líder de mortes pela pandemia na Europa, apesar de relaxamento do isolamento social na segunda-feira (11)


O ministro da Habitação do Reino Unido, Robert Jenrick, anunciou nesta quarta-feira (6) que o país atingiu a marca de 30.150 mortes pelo novo coronavírus.
Segundo informações da Reuters, nas últimas 24 horas, 649 pessoas morreram por COVID-19 no Reino Unido. Na terça-feira (5), o país já havia ultrapassado o número de mortes causadas pela pandemia na Itália (29.684), passando a ser o mais afetado pelo vírus na Europa.
Em escala mundial, o Reino Unido fica atrás apenas dos Estados Unidos no ranking de vítimas fatais. Os americanos contabilizavam 71.463 mortes até a tarde desta quarta, segundo o mapa da Universidade Johns Hopkins.
Já no número de casos absolutos, os britânicos ocupam o quarto lugar, atrás de Estados Unidos, Espanha e Itália.
Leia também:
Reino Unido ultrapassa Itália e se torna 2° país com mais mortos pela COVID-19
Apesar do número de mortos, o governo do primeiro-ministro Boris Johnson mantém as perspectivas de relaxamento do isolamento social para segunda-feira (11). Segundo Johnson, a saída do lockdown, versão mais rígida da quarentena, irá começar pela permissão de atividades físicas ao ar livre e com normas para o retorno de funcionários fora do grupo de risco ao trabalho.
O anúncio acontece em meio a polêmicas sobre a estratégia do Reino Unido para combater o novo coronavírus. Depois de impor regras de confinamento no dia 23 de março, uma semana depois de outros países da Europa, como a Espanha, Johnson prometeu a realização de até 100 mil testes diários até o final de abril.
Na terça-feira (5) foram realizados 86 mil testes, mas o primeiro-ministro não recuou. Em pronunciamento para o Parlamento local nesta quarta-feira, Johnson prometeu dobrar a meta para 200 mil testes por dia até o fim deste mês.