Reino Unido tem novo monarca e novo governo na mesma semana, avalia especialista
Professor de Relações Internacionais da ESPM Roberto Uebel falou sobre os desafios de rei Charles III
A reunião da nova primeira-ministra do Reino Unidos, Liz Truss, com a rainha Elizabeth II, em Belmoral, na Escócia, foi um dos últimos encontros oficiais da monarca. Na última quinta-feira (8), Elizabeth II morreu, aos 96 anos, e seu filho Charles III assumiu como rei do Reino Unido.
Junto com Liz Truss no governo britânico, Charles também dá início “a uma nova era no Reino Unido”, como explica à CNN o professor de Relações Internacionais da ESPM Roberto Uebel.
“De fato o Reino Unido começa hoje uma nova era, nunca antes na historia do Reino Unido, pelo menos desde o século 16, teve um novo governo e um novo monarca na mesma semana, o novo governo de Liz Truss e o novo reinado Charles III, que começa com a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth. É um novo país que nasce nesse momento”, disse o professor.
Sobre ter Charles III como o novo monarca, Roberto Uebel destacou que o rei terá como desafio manter a unidade política e as tradições da monarquia britânica.
O desafio agora do rei Charles III é manter essa unidade política e manter também as tradições, o respeito às tradições das quais a própria monarquia britânica faz parte no Reino Unido, que foi uma grande potência e hoje é uma economia robusta”, afirmou.
“Mas tem uma série de desafios econômicos a superar, com o Brexit e a crise econômica da pandemia. Essa simbologia do seu novo reinado, tem como simbologia manter a tradição e o respeito à tradição”, incluiu.