Rei Charles III promete seguir exemplo de sua mãe em 1º discurso ao Parlamento
Em uma cerimônia no Westminster Hall, o prédio mais antigo do Parlamento, monarca usou seu discurso para homenagear Elizabeth II e prometer defender o princípio de um governo constitucional
O rei Charles III disse ao Parlamento, nesta segunda-feira (12), que está “resolvido a seguir fielmente” o exemplo de sua mãe, a rainha Elizabeth II, dirigindo-se a legisladores e colegas no que ele descreveu como “o instrumento vivo e de respiração de nossa democracia”.
Em uma cerimônia no Westminster Hall, o prédio mais antigo do Parlamento, Charles usou seu discurso nas câmaras alta e baixa do parlamento para homenagear sua mãe e prometer defender o princípio do governo constitucional.
“Quando muito jovem, sua falecida Majestade se comprometeu a servir seu país e seu povo e manter os preciosos princípios do governo constitucional que estão no coração de nossa nação. Este voto ela manteve com devoção insuperável”, disse ele aos legisladores reunidos e membros do pariato.
“Ela deu um exemplo de dever altruísta que, com a ajuda de Deus e seus conselhos, estou decidido a seguir fielmente”, disse o novo monarca.
“Como Shakespeare diz sobre a antiga rainha Elizabeth, ela era ‘um padrão para todos os príncipes vivos’.”, completou.
A rainha morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia, na quinta-feira, desencadeando um período de luto nacional quando dezenas de milhares de britânicos devem prestar homenagem a ela.
A cerimônia no Westminster Hall, quando os presidentes da Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comuns ofereceram suas condolências ao novo rei, Charles III também prestou homenagem ao parlamento como “o instrumento vivo e respiratório de nossa democracia”.
“Enquanto estou diante de vocês hoje, não posso deixar de sentir o peso da história que nos cerca e que nos lembra as tradições parlamentares vitais, às quais os membros de ambas as Câmaras se dedicam com tanto empenho pessoal para o bem de todos nós”, concluiu.
Rei Charles III parte para Escócia em sequência de despedidas da rainha
No início da manhã, Charles III irá ao Westminster Hall, em Londres, onde as casas do Parlamento prestarão suas condolências.
Às 12h45 no horário local (8h45 de Brasília), junto de sua esposa, a rainha consorte Camilla Parker Bowles, está prevista a chegada do rei a Edimburgo, capital escocesa. Eles se deslocarão para o Palácio de Holyroodhouse, onde está o corpo da rainha.
A partir de 14h35 (10h35 de Brasília), o caixão seguirá para a Catedral de St Giles. Será realizada uma oração com a presença da família real.
No local, ainda existirá um “velório de Estado”, que durará 24 horas. Na ocasião, a população da Escócia poderá se despedir da realeza.
Posteriormente, Charles III retornará para Holyroodhouse para ter uma audiência com a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, e uma reunião com o presidente do Parlamento do país. Depois, irá para a casa legislativa receber homenagens.
À noite, por volta das 19h20, (15h20 de Brasília), o rei e sua família farão uma vigília junto ao corpo da rainha.