Rei Charles III deve manter perfil discreto da rainha Elizabeth, diz professor
À CNN Rádio, Alexandre Uehara afirmou que questões econômicas devem ficar a cargo da primeira-ministra Liz Truss
Há “grande expectativa” a respeito de como será o governo do Reino Unido sob o comando do agora rei Charles III, na avaliação do professor de relações internacionais da ESPM, Alexandre Uehara.
Em entrevista à CNN Rádio, o especialista afirmou que o monarca tem um perfil diferente da mãe, a rainha Elizabeth II, que morreu na última quinta-feira (8), aos 96 anos.
“De alguma forma há expectativa de que ele mantenha o perfil discreto, como a mãe, que pouco intervinha”, disse.
No entanto, Uehara vê que intervenções que possam vir do rei Charles III serão “em questões de âmbito consensual e global, além de ambientais e ecológicas.”
Para o professor, “as questões econômicas talvez fiquem a cargo da primeira-ministra Liz Truss.” Ela foi escolhida para o posto deixado por Boris Johnson nesta semana.
Alexandre Uehara reforça que o Reino Unido, desde o Brexit, vive incertezas econômicas, que foram “acentuadas pela guerra”, com inflação acima de 10%, com impacto em setores como o energético.
“Há necessidade de novas medidas para tentar dar suporte à população, com um plano audacioso, mas o Reino Unido ainda tem credibilidade, está entre as maiores economias do mundo”, completou.
*Com produção de Isabel Campos