Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rei Charles entrega alto cargo militar para William em rara aparição conjunta

    Charles presenteou William com o título de Coronel-Chefe do Corpo Aéreo do Exército, cargo que o monarca ocupou por 32 anos

    Sarah Youngda Reuters , em Londres

    O rei britânico Charles III entregou um alto cargo militar a seu filho, o príncipe William, em uma cerimônia nesta segunda-feira (13).

    O evento marcou uma rara aparição conjunta da dupla enquanto o rei acelera seu retorno às funções públicas após seu diagnóstico de câncer. 

    Charles presenteou William com o título de coronel-chefe do Corpo Aéreo do Exército, cargo que o monarca de 75 anos ocupou por 32 anos.

    A cerimônia aconteceu em frente a um helicóptero Apache, e foi observado pelo pessoal de serviço do Army Flying Museum no sul da Inglaterra.

    O rei Charles III e o príncipe William dão risadas durante a cerimônia oficial em que William recebe o posto de coronel-chefe da Força Aérea, em 13 de maio de 2024, em Stockbridge, Hampshire
    O rei Charles III e o príncipe William dão risadas durante a cerimônia oficial em que William recebe o posto de coronel-chefe da Força Aérea, em 13 de maio de 2024, em Stockbridge, Hampshire / Chris Jackson/Getty Images

    “Ele é realmente um piloto muito bom”, disse Charles sobre seu filho, ex-piloto de busca e resgate de helicóptero da Força Aérea Real britânica.

    A visita foi o último compromisso de Charles desde que ele voltou ao trabalho no final de abril, quase três meses depois que o Palácio de Buckingham anunciou que estava sendo tratado de um tipo não especificado de câncer.

    William, 41 anos, também fez uma pausa nas funções oficiais por várias semanas em março e abril deste ano, optando por passar mais tempo e cuidar de sua esposa, Kate Middleton, depois que ela revelou que estava sendo submetida a quimioterapia contra o câncer.

    Ele disse na sexta-feira que ela estava “indo bem”.

    Na cerimônia de entrega, Charles disse que estava se despedindo com “tristeza”, mas que o Corpo Aéreo do Exército ficaria cada vez mais forte sob o comando de seu filho.

    “Cuidem-se e não posso dizer o quanto estou orgulhoso de estar envolvido com vocês todo esse tempo”, disse Charles.

    A transferência do título foi anunciada em agosto passado, após a ascensão de Charles ao trono. William passou um tempo com o Corpo, vendo treinamento, equipamentos e ouvindo os soldados na segunda-feira.

    Tópicos