Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rei Charles agradece pelo apoio de simpatizantes após diagnóstico de câncer

    Monarca está afastado de atividades públicas para tratar doença, que não teve detalhes revelados

    O rei Charles do Reino Unido deixa clínica em Londres após receber tratamento para aumento da próstata
    O rei Charles do Reino Unido deixa clínica em Londres após receber tratamento para aumento da próstata 29/01/2024REUTERS/Toby Melville

    Da Reuters

    O rei britânico Charles III expressou neste sábado (10) sua gratidão aos simpatizantes após o diagnóstico de câncer. Foi o primeiro comentário público do monarca desde que o Palácio de Buckingham anunciou que ele adiaria alguns compromissos para se submeter ao tratamento.

    “Gostaria de expressar meus mais sinceros agradecimentos pelas muitas mensagens de apoio e bons votos que recebi nos últimos dias”, disse Charles no comunicado.

    O palácio anunciou na segunda-feira (5) que Charles, de 75 anos, foi diagnosticado com uma forma de câncer, menos de 18 meses após o início de seu reinado.

    “Como todos aqueles que foram afetados pelo câncer saberão, esses pensamentos gentis são o maior conforto e encorajamento”, disse Charles.

    O rei disse que foi encorajador saber como o seu diagnóstico ajudou a iluminar as organizações que apoiam pacientes com câncer no Reino Unido e em outros lugares.

    Diagnóstico veio após internação

    A notícia do câncer veio depois que Charles passou três noites no hospital em janeiro, onde foi submetido a um procedimento corretivo para um aumento benigno da próstata.

    O Palácio de Buckingham não deu quaisquer detalhes sobre a saúde do monarca, apenas disse que não era câncer de próstata, e afirmou que o rei continuava “totalmente positivo” e ansioso para retornar ao serviço público o mais rápido possível.

    A esposa de Charles, a rainha Camilla, disse na quinta-feira que Charles estava “extremamente bem”.

    Com o rei em tratamento e a esposa do príncipe William, Kate, se recuperando de uma cirurgia abdominal, a responsabilidade recai sobre os membros restantes da realeza – especialmente William e Camilla – de fornecer a face pública da monarquia.