Refugiados carregam traumas que são transmitidos por gerações, diz psicanalista
À CNN Rádio, Gabriel Binkowski, que coordena o Grupo Veredas, que acolhe psicologicamente migrantes e refugiados, afirmou que Brasil precisa de políticas públicas para essas pessoas
A questão crescente dos refugiados, com diferentes disputas civis e militares ao redor do planeta – incluindo agora, com o conflito entre Israel e o Hamas – traz diversas possibilidades de traumas.
É o que explica o psicanalista e professor de psicologia clínica da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo Veredas Gabriel Binkowski.
O projeto atua para acolher psicologicamente migrantes e refugiados em situações de vulnerabilidade social.
“O contingente cada vez maior de refugiados traz consigo traumas provenientes de violências que são transmitidos de uma geração para outra”, disse à CNN Rádio.
Gabriel afirmou que esse tipo de trauma não é sanável em um curto período de tempo.
Segundo o especialista, “há necessidade de pensar no acolhimento e criação de políticas específicas de assistência, em diversos aspectos, para migrantes e refugiados.”
Desta forma, o “Brasil poderá ser referência para acolher essas pessoas.”
Veja mais: Brasileiro mostra lixo acumulado nas ruas da Faixa de Gaza
De acordo com o psicanalista, a primeira necessidade de um refugiado é o “mais básico”: “teto, comida, cuidado, este acolhimento que deve ser multisetorial.”
“O primeiro contato envolve reconhecê-los como seres humanos, que passaram por sofrimento e exploração”, completou.
*Com produção de Valentina Cândido