Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reconstrução de Notre-Dame: Relembre como foi o incêndio que destruiu igreja

    Bombeiros só anunciaram que fogo estava controlado no dia seguinte

    Da CNN

    Após cinco anos de reforma, a Catedral de Notre-Dame será reaberta ao público neste sábado (7), e a primeira missa pública será celebrada no domingo (8).

    A obra custou milhões de euros para a França e a conclusão da restauração foi uma promessa do presidente Emmanuel Macron.

    O incêndio que destruiu parte da histórica catedral aconteceu em abril de 2019, enquanto os parisienses assistiam à destruição atônitos. Saiba mais abaixo.

    Como foi o incêndio em Notre-Dame?

    Às 18h20, no horário local, em 15 de abril de 2019, os primeiros alarmes de incêndio soaram na catedral histórica de Notre-Dame, em Paris.

    Pouco tempo depois, a missa foi interrompida e os visitantes foram retirados do local, mas não havia sinal imediato de fogo.

    Após, 23 minutos, as chamas foram avistadas. Mais de 400 bombeiros foram enviados ao local, mas foram atrasados ​​pelo trânsito da capital francesa, em horário de pico.

    A polícia confirmou que um incêndio havia começado e pediu ao público que evitasse a área.

    Trabalhadores envolvidos na restauração da catedral • Ian Langsdon/Pool/Reuters

    Pouco antes das 20h, a famosa torre da catedral caiu, enquanto milhares de parisienses assistiam horrorizados.

    Só na manhã seguinte os bombeiros puderam anunciar que o fogo havia sido extinto. Segundo as autoridades, se o incêndio durasse mais meia hora, o edifício seria totalmente destruído.

    A causa das chamas não foi determinada, mas o promotor-chefe de Paris disse na época que acreditava que provavelmente foi iniciado por acidente.

    Teorias incluem que o incêndio poderia ter começado por um cigarro ou uma falha elétrica, enquanto reformas que estavam em andamento na época também foram investigadas.

    “Projeto do século”, diz Macron

    A reconstrução da Catedral de Notre-Dame foi o “projeto do século”, segundo o presidente da França, Emmanuel Macron.

    O líder francês discursou aos trabalhadores envolvidos na obra na sexta-feira (29), homenageando essas pessoas e as agradecendo.

    “Nunca vimos um local de construção assim. Todos vocês participaram do projeto da construção do século”, destacou o presidente francês.

    Macron se emocionou durante a fala e ressaltou que os funcionários “transformaram cinza em arte”.

    “Vocês conseguiram. E isto é uma imensa fonte de orgulho para toda a nação. Estou infinitamente grato, a França está infinitamente grata (por isso)”, continuou.

    O custo da obra está estimado em 700 milhões de euros (aproximadamente R$ 4,5 bilhões na cotação atual), segundo dados da Rebuilding Notre Dame de Paris, órgão público liderado por Philippe Jost, o encarregado pelas obras de restauração de um dos maiores marcos históricos do mundo.

    No total, foram arrecadados 846 milhões de euros (cerca de R$ 5,4 bilhões na cotação atual) através de 340 mil doadores de 150 países.

    Veja imagens do incêndio na Catedral de Notre-Dame:

    Tópicos