Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reatores nucleares da Ucrânia estão sendo desligados com segurança, dizem EUA

    "Não vimos leituras elevadas de radiação perto da instalação", informou a secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm

    Da Reuters*

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='697682' html_id_prefix='featured_' ]

    A secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, disse nesta sexta-feira (4), que os reatores da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, “estão protegidos por estruturas de contenção robustas e os reatores estão sendo desligados com segurança”.

    Granholm declarou pelas redes sociais que havia acabado de falar com o ministro da Energia da Ucrânia sobre a situação na usina, onde um incêndio ocorreu durante os combates entre as forças russas e ucranianas.

    “Não vimos leituras elevadas de radiação perto da instalação”, disse Granholm.

    O órgão regulador ucraniano informou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, em inglês), que não houve alteração relatada nos níveis de radiação no local.

    Segundo as autoridades ucranianas, um prédio de treinamento fora do perímetro da usina foi atingido. O diretor de Zaporizhzhia disse à rede de televisão Ukraine 24 que a segurança contra radiação havia sido estabelecida no local.

    O porta-voz Andrii Tuz afirmou que a usina não sofreu nenhum dano crítico, embora apenas uma unidade de geração de energia entre seis esteja operando. Ele ainda declarou que pelo menos uma unidade geradora de energia da usina nuclear foi atingida durante o conflito.

    “Muitos equipamentos técnicos foram atingidos”, explicou o porta-voz à CNN. Tuz ainda comunicou que as tropas ucranianas estão com o controle de Zaporizhzhia.

    (*Com informações da CNN)

     

    Tópicos