Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reação da China indica uma nova relação com os EUA, diz especialista

    Especialista comentou sobre as reações do governo chinês após visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan

    Vinícius Tadeuda CNN , em São Paulo

    Em entrevista à CNN, neste sábado (6), o especialista em política internacional Carlos Gustavo Poggio avaliou que a reação por parte dos chineses após a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan indica uma nova era nas relações entre China e Estados Unidos.

    “Estamos em um momento de transição dessa relação e acho que essa visita e, particularmente, a reação do governo chinês, é um indicativo muito claro de uma nova era das relações entre China e Estados Unidos. Uma era muito delicada em que os chineses, cada vez mais, vão deixar claro seus protestos com relação ao que eles veem como uma ingerência norte-americana”, afirmou.

    Para o especialista, a China deve começar a agir, de fato, como uma grande potência no que se refere às relações internacionais. “A reação dos chineses indica que a China vai começar de fato agir como uma grande potência e começar a exigir o seu reconhecimento como grande potencia em pé de igualdade com os Estados Unidos”.

    Sobre uma possível anexação da ilha de Taiwan ao território chinês, Poggio considera que a ação deve ocorrer, mas no longo prazo.

    “Acredito que os chineses, no longo prazo, pretendem tomar algum tipo de ação contra Taiwan no sentido de, definitivamente, incorporar a ilha no território chinês. Isto pode acontecer no médio e longo prazo, mas não me parece que isso deva acontecer agora”.

    Veja mais no vídeo acima.

    Tópicos