Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Rainha do Oceano’, enorme tubarão-branco de 1,5 tonelada, é capturado e marcado

    Tubarão-fêmea de cinco metros de comprimento é encontrado nas águas do Canadá

    Jack Guy, , da CNN

    Pesquisadores trabalhando nas águas da Nova Escócia, no Canadá, encontraram um enorme grande tubarão-branco, que pesa 1.606 quilos e mede pouco mais de 5 metros de comprimento.

    Segundo os especialistas da Ocearch, uma ONG que está marcando e fazendo exames em tubarões-brancos, o gigante é um tubarão-fêmea conhecida como “Rainha do Oceano” e que foi batizada pelo grupo de Nukumi.

    “Nós a chamamos de ‘Nukumi’, pronuncia-se nu-gu-mi, em homenagem à lendária e sábia avó do povo nativo americano Mi’kmaq”, escreveu a Ocearch em uma postagem no Facebook no sábado (3).

    De acordo com o post, a cultura Mi’kmaq tem longa tradição na Nova Escócia.

    “Com os novos dados que coletamos, essa matriarca vai compartilhar sua sabedoria conosco nos próximos anos”.

    Nukumi é a maior dos oito grandes clãs tubarões-brancos dos quais os pesquisadores coletaram amostras durante a expedição atual, que está no mar há um mês.

    Leia também:
    Cientistas buscam ninho de vespas assassinas no noroeste dos EUA
    França vai proibir uso de animais selvagens em circos
    Entenda os impactos do recorde de queimadas no Pantanal nos animais da região

    A Ocearch também postou um vídeo mostrando Nukumi deitada em uma plataforma submersível especial construída na lateral do navio de pesquisa, rodeada de pesquisadores, e em seguida nadando para longe.

    Além de estudar tubarões, a Ocearch é uma organização de coleta de dados do oceano que marcou e coletou amostras de centenas de golfinhos, focas e outros animais.

    O grupo está usando os dados para aprender sobre os padrões de migração e descobrir detalhes anteriormente desconhecidos sobre a vida dos tubarões.

    Em outubro de 2019, a Ocearch capturou e marcou um macho em Lunenburg, Nova Escócia. Com 3,8 metros de comprimento, ele ganhou o nome de Ironbound (“Feito de Ferro”). No final de dezembro, o rastreador mostrou que Ironbound havia viajado 2.370 quilômetros pela costa leste dos EUA até Key Biscayne, perto de Miami.

    Os grandes tubarões-brancos são os maiores peixes predadores do mundo, de acordo com a World Wildlife Federation (WWF), e são conhecidos por arrancar pedaços de suas presas, que são engolidos inteiros.

    Apesar de sua reputação assustadora, o WWF diz que os tubarões são uma espécie vulnerável e que o número de exemplares vem diminuindo.

    (Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).

    Tópicos