Rainha dinamarquesa Margrethe anuncia que irá abdicar após 52 anos no trono
Trono será passado ao seu filho, o príncipe herdeiro Frederik
A rainha Margrethe II da Dinamarca anunciou que abdicará de seu cargo no início de 2024, após um reinado que durou mais de cinco décadas.
Margrethe entregará o trono a seu filho, o príncipe herdeiro Frederik, disse ela em seu tradicional discurso de Ano Novo transmitido pela televisão dinamarquesa.
Ela citou uma cirurgia nas costas em fevereiro de 2023 como um dos motivos que a levaram a pensar no futuro.
“Daqui a duas semanas, serei Rainha da Dinamarca por 52 anos”, disse ela.
“Essa quantidade de anos deixará sua marca em qualquer pessoa — e também em mim! O tempo cobra seu preço e o número de “doenças” aumenta. Não se pode fazer tanto quanto se fazia no passado”, acrescentou.
“Em fevereiro deste ano, fui submetida a uma extensa cirurgia na coluna”, disse ela. “Tudo correu bem, graças à competente equipe de saúde que cuidou de mim. Inevitavelmente, a operação deu origem a pensamentos sobre o futuro — se agora seria o momento apropriado para passar a responsabilidade para a próxima geração.
“Decidi que agora é o momento certo”, disse ela.
“Em 14 de janeiro de 2024–52 anos após ter sucedido meu amado pai — deixarei o cargo de Rainha da Dinamarca. Entregarei o trono ao meu filho, o príncipe herdeiro Frederik.
A Rainha Margrethe II assumiu o trono em 14 de janeiro de 1972, após a morte de seu pai, o Rei Frederik IX.
O príncipe Frederik assumirá o trono como Sua Majestade, o rei Frederik X, em janeiro, informou o gabinete do primeiro-ministro dinamarquês em um comunicado.
Após uma reunião no Conselho de Estado, o Primeiro Ministro proclamará a mudança de trono no Castelo de Christiansborg e a Rainha continuará a ser chamada de Sua Majestade após a transferência.