Questão climática está na agenda de reunião entre Biden e Bolsonaro
À CNN, subsecretário dos EUA para as Américas, Brian Nichols, também afirmou que espera por avanços em acordos da COP 26
Em entrevista à repórter da CNN Heloisa Vilela, o subsecretário dos Estados Unidos para as Américas, Brian Nichols, afirmou que a questão ambiental deve estar na pauta do encontro entre os presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Joe Biden.
“Os presidentes Biden e Bolsonaro, como líderes de dois grandes países do hemisfério, têm toda uma agenda para discutir, incluindo a cooperação contra as mudanças climáticas e questões ambientais que são dois compromissos políticos e fundamentais na cúpula”, afirmou.
Nichols declarou ainda que a esperança é de que ocorram “anúncios importantes no financiamento das questões climáticas no encontro e a cooperação que estabelecemos (na COP 26), em Glasgow, com o Brasil vai avançar.
Os chefes de Estado do Brasil e dos EUA devem se encontrar pela primeira vez nesta semana, em que ocorre a Cúpula das Américas, em Los Angeles.
Neste ano, dos 35 países que fazem parte do hemisfério americano, 12 presidentes não estarão presentes. Destes, Cuba, Venezuela e Nicarágua não foram convidados.
Também não estará presente o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, importante parceiro comercial dos EUA. Em seu lugar, foi enviado um representante.
Apesar da ausência de Obrador no evento, à CNN, o embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, afirmou estar otimista com a cúpula.