Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quem são os mergulhadores voluntários que ajudam a achar pessoas nos EUA

    Em dois anos, grupo Adventures with Purpose ajudou a solucionar mais de 20 casos de desaparecimentos no país

    Anna Gabriela Costada CNN , em São Paulo

    Um corpo localizado submerso em um lago na Califórnia (EUA), nesta semana, evidenciou o trabalho de um grupo que realiza, de forma voluntária, buscas a pessoas desaparecidas. No total, já foram 24 casos solucionados pelo grupo Adventures with Purpose.

    O corpo encontrado dentro de um carro afundado em um lago pode ser da adolescente Kiely Rodni, jovem de 16 anos que foi vista pela última vez há quase três semanas em um acampamento no norte da Califórnia.

     

     

    Buscas voluntárias

    O grupo Adventures with Purpose – em português, Aventuras com Propósito –  tem mais de 2,5 milhões de seguidores no YouTube, e reúne mergulhadores que se dedicam a encontrar pessoas desaparecidas nos Estados Unidos. No canal, eles compartilham as buscas pelos desaparecidos, mostram a tecnologia usada e dividem com o seguidores o passo a passo da caçada.

    Com sede em Bend, no estado norte-americano de Oregon, o grupo utiliza equipamentos de sonar para ajudar a solucionar os casos. Eles afirmam já terem solucionado 23 casos desde o lançamento do projeto, há dois anos, além do caso da corpo encontrado nesta semana.

    “A Adventures With Purpose [AWP] é uma equipe de mergulho de busca e recuperação subaquática dedicada a ajudar as famílias de entes queridos desaparecidos gratuitamente e, com seu apoio, 23 casos de pessoas desaparecidas foram resolvidos desde 2019”, esclarece o grupo em sua página.

    Para manter o trabalho de forma voluntária, eles contam com a doação de pessoas e buscam fundos por meio da venda de itens, como camisetas e bonés.

    “Nós não cobramos famílias para ajudá-los a localizar seus entes queridos perdidos”, acrescenta a AWP em sua página.

    O cadáver encontrado no lago estava de cabeça para baixo a cerca de 4,5 metros abaixo da superfície do lago, que recuou cerca de 90 centímetros desde que a adolescente desapareceu, de acordo com o capitão Sam Brown, xerife do condado de Nevada, estado que faz divisa com a Califórnia.

    Apesar de a polícia apontar que há evidências de que o corpo localizado pelos voluntários seja da adolescente Kiely Rodni, o xerife do condado de Nevada, Shannan Moon, disse que o caso ainda está em aberto e que a vítima ainda não foi identificada até a conclusão desse texto.

     

    Tópicos