Quase 75% dos americanos não querem que Biden tente se reeleger, diz pesquisa
Índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos na mesma pesquisa foi de 45%
O presidente Joe Biden insiste que ainda não se decidiu se concorrerá a um segundo mandato. Mas o público com certeza tem.
Quase três em cada quatro americanos (72%) disseram que não querem que Biden concorra novamente em 2024, de acordo com uma nova pesquisa nacional da Marquette Law School divulgada na quinta-feira, um número impressionante – especialmente quando você considera que o índice de aprovação de Biden na mesma pesquisa foi relativamente sólido (para ele) em 45%.
Não é então que grandes faixas do público americano pensem que Biden está fazendo um trabalho terrível e quer que ele saia. É que as pessoas — do outro lado do espectro político — não querem que ele concorra novamente em dois anos.
Enquanto os republicanos estão surpreendentemente interessados em Biden se curvar (88% não querem que ele concorra novamente), também são independentes (79% não querem que ele concorra novamente).
E mesmo entre a base democrata de Biden, seus números sobre a questão estão medianos, com 52% dizendo que ele deveria concorrer novamente e os outros 48% dizendo que não deveria.
Pesquisas realizadas durante o verão pela CNN e pelo New York Times/Siena College descobriram que grandes maiorias dos democratas queriam que o partido nomeasse alguém além de Biden para presidente em 2024.
Não está imediatamente claro porque tantas pessoas na pesquisa de Marquette se inclinam contra uma candidatura de reeleição de Biden, já que o pesquisador não pediu aos entrevistados que oferecessem uma razão para seu ceticismo.
Mas pesquisas passadas sugerem que a idade avançada de Biden — ele tem 79 anos e completará 82 anos logo após a eleição de 2024 — desempenha um grande fator nas dúvidas que os americanos têm sobre ele cumprir um segundo mandato.
Independentemente das razões, é claro que os políticos democratas receberam a mensagem sobre Biden. A resposta da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, na quinta-feira, quando perguntada pela CNN se Biden deve concorrer novamente ou se afastar em 2024.
“O presidente Biden é o presidente dos Estados Unidos“, respondeu Pelosi. “Ele fez um grande serviço ao nosso país. Ele derrotou Donald Trump, não vamos esquecer isso. Eu não vou entrar na política sobre se o presidente deve concorrer ou não.”
O que não é uma resposta para a pergunta que lhe foi feita!
Outros democratas têm sido mais dispostos do que Pelosi a registrar suas preocupações sobre Biden concorrer novamente.
“Meu palpite é de que precisamos de uma nova liderança em todo o conselho — democratas, republicanos, acho que é hora de um movimento geracional”, disse o deputado Tim Ryan, que é o candidato democrata para a vaga aberta no Senado em Ohio, em uma entrevista recente.
Mais tarde, Ryan acrescentou: “O presidente disse desde o início que seria uma ponte para a próxima geração, que é basicamente o que eu estava dizendo.”
(Verificação de fatos: Verdade! Em um evento de campanha em março de 2020, Biden disse o seguinte: “Olha, eu me vejo como uma ponte, não como qualquer outra coisa.”)
Durante o verão, o representante de Minnesota, Dean Phillips, disse: “Acho que o país seria bem servido por uma nova geração de democratas convincentes, bem preparados e dinâmicos para intensificar.”
A representante de Nova York Carolyn Maloney disse que não “acreditava que [Biden está] concorrendo à reeleição”. (Mais tarde, ela se desculpou e disse que quer Biden concorrendo.)
E a representante de Minnesota, Angie Craig, disse: “Eu diria que precisamos de novos líderes em Washington para cima e para baixo nas urnas no Partido Democrata.”
Não está claro o quanto as dúvidas dentro de seu próprio partido e pesquisas como esta influenciarão Biden.
Seus aliados notarão, por exemplo, que na mesma pesquisa de Marquette, Biden lidera tanto em relação ao ex-presidente Donald Trump quanto ao governador da Flórida Ron DeSantis em hipotéticos confrontos eleitorais gerais.
Além disso, uma clara maioria dos entrevistados na pesquisa (69%) também disse que não quer que Trump concorra à Casa Branca novamente em 2024.
E é possível que a atenção da mídia em torno de um anúncio da campanha de Biden — talvez em algum momento na próxima primavera — mudaria a percepção dos americanos sobre se ele deveria concorrer novamente.
Mas o fato do momento é que Biden tem uma colina de percepção para subir. A maioria dos americanos simplesmente não quer que ele concorra a um segundo mandato.
*Este texto é uma análise do editor-chefe da CNN Internacional