Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quase 20 corpos são encontrados em caminhão abandonado no México

    Estado de Chiapas enfrenta uma onda de violência de cartéis

    Abel Alvaradoda CNN

    Pelo menos 19 corpos foram descobertos na segunda-feira (1) num caminhão abandonado no estado de Chiapas, no sul do México, perto da fronteira com a Guatemala, segundo o procurador-geral do estado.

    Cinco dos corpos tinham ferimentos de bala e todos usavam roupas escuras e coletes táticos contendo munição, disseram as autoridades.

    O presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, atribuiu as mortes à violência do cartel e disse que algumas das vítimas eram migrantes da Guatemala.

    “O que causa isso? Bem, o tráfico de drogas e o tráfico de migrantes, ou seja, o tráfico de pessoas, é uma rota”, disse López Obrador na terça-feira (2) durante sua coletiva de imprensa diária.

    “Há dois grupos (cartéis) lutando… as pessoas da região estão sendo protegidas”, acrescentou.

    Alguns nativos de Chiapas discordam.

    “É triste e não posso dizer o contrário, é triste que a violência tenha chegado até aqui”, disse um morador à CNN Español.

    “Muito medo, nasci e cresci em Chiapas, mas dada a violência do estado tive que migrar, moro em outro lugar agora, fora do estado, e só venho visitar minha família”, disse outro.

    O presidente prometeu uma investigação completa sobre as mortes e disse que a segurança em Chiapas será reforçada.

    A violência tem aumentado em Chiapas à medida que os cartéis lutam pelo controle de rotas lucrativas para o contrabando de migrantes e drogas.

    O Cartel de Sinaloa e o Cartel da Nova Geração de Jalisco estão envolvidos numa guerra territorial na área, com centenas de pessoas forçadas a fugir das suas casas em janeiro passado.

    Tópicos