Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Putin presenteia líder norte-coreano Kim Jong Un com limusine russa

    A Coreia do Norte e a Rússia, dois países considerados párias internacionais, vem estreitando relações e cooperações bilaterais

    A limusine russa Aurus Senat é utilizada pelo presidente russo Vladimir Putin. Na foto, Putin chega à Praça Vermelha, em 4 de novembro de 2022.
    A limusine russa Aurus Senat é utilizada pelo presidente russo Vladimir Putin. Na foto, Putin chega à Praça Vermelha, em 4 de novembro de 2022. Contributor/Getty Images

    Guy FaulconbridgeJack Kimda Reuters

    em Moscou e Seul

    Vladimir Putin deu a Kim Jong Un uma luxuosa limusine russa Aurus como presente porque o líder norte-coreano gostou do carro quando o presidente russo o mostrou a ele no ano passado, disse o Kremlin, nesta terça-feira (20).

    Quando Kim visitou o leste da Rússia em setembro, Putin mostrou a Kim uma das limusines blindadas pretas que ele usa. Kim sentou-se ao lado de Putin no carro no Cosmódromo Vostochny e pareceu gostar.

    “Quando o chefe da RPDC [Coreia do Norte] estava no cosmódromo de Vostochny, ele olhou para este carro, Putin mostrou a ele pessoalmente e, como muitas pessoas, Kim gostou deste carro”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, quando questionado sobre o presente.

    “Portanto, esta decisão foi tomada”, disse Peskov.

    “A Coreia do Norte é nossa vizinha, nosso vizinho próximo, e pretendemos, e continuaremos, a desenvolver as nossas relações com todos os vizinhos, incluindo a Coreia do Norte”, completou.

    A Rússia intensificou os laços com a Coreia do Norte e outros países hostis aos Estados Unidos, como o Irã, desde o início da guerra com a Ucrânia – relações que são uma fonte de preocupação para o Ocidente.

    Os Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte de fornecer à Rússia granadas de artilharia e mísseis usados ​​na Ucrânia.

    Moscou e Pyongyang negam as acusações dos EUA, mas prometeram no ano passado aprofundar as relações militares.

    A limusine de fabricação russa foi entregue aos principais assessores de Kim pelo lado russo em 18 de fevereiro, informou a agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA.

    “Relações pessoais especiais”

    A irmã de Kim “transmitiu cordialmente os agradecimentos de Kim Jong Un a Putin ao lado russo, dizendo que o presente serve como uma demonstração clara das relações pessoais especiais entre os líderes”, informou a KCNA.

    O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul disse que estava monitorando de perto a cooperação entre a Rússia e a Coreia do Norte, ao mesmo tempo que instava ambos os países a cumprirem as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

    “As sanções do Conselho de Segurança à Coreia do Norte proíbem direta ou indiretamente o fornecimento, venda ou movimentação de todos os veículos de transporte internacionalmente classificados como Código HS 86 a 89, independentemente da sua origem para a Coreia do Norte, incluindo carros de luxo”, disse o porta-voz do ministério, Lim Soo-suk, em coletiva de imprensa.

    De acordo com o site da montadora, o carro é o primeiro sedã de luxo completo da Rússia. É também o carro presidencial de Putin.

    Quando Kim visitou o Cosmódromo de Vostochny, o próprio Kim dirigiu até o local em uma limusine Maybach trazida a bordo de um trem especial que ele viajou de Pyongyang.

    Acredita-se que Kim seja um ávido entusiasta de automóveis e tenha uma grande coleção de veículos estrangeiros de luxo, que provavelmente são contrabandeados.

    O Maybach e outros em que ele foi visto, incluindo várias limusines Mercedes, um Rolls-Royce Phantom e um veículo utilitário esportivo Lexus, enquadram-se em bens de luxo cuja exportação para a Coreia do Norte é proibida por resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

    Nesta terça-feira, a KCNA informou separadamente que uma delegação de responsáveis ​​do partido no poder da Coreia do Norte voltou da Rússia e três delegações, representando os setores de tecnologia de informação, pescas e desportos, partiram para a Rússia.