Putin ofereceu ajuda para combate a incêndios no Brasil em ligação com Lula, diz Kremlin
Presidentes também discutiram a guerra na Ucrânia e a cúpula dos Brics em Kazan
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Vladimir Putin, da Rússia, conversaram por ligação nesta quarta-feira (18). De acordo com o Kremlin, o líder russo ofereceu ajuda ao Brasil para o combate aos incêndios que atingem diversas regiões do país.
Os chefes de Estado também discutiram sobre os Brics, abordando a cúpula do grupo em Kazan, programada para acontecer entre 22 e 24 de outubro. O governo russo disse que os líderes concordaram em se reunir durante o evento.
Outro ponto importante da conversa foi a guerra na Ucrânia. Ainda de acordo com o Kremlin, Lula “reafirmou o interesse do Brasil em ajudar a encontrar soluções para resolver o conflito”.
Brasil e China apresentaram uma proposta de paz para a guerra em maio. Entretanto, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou em entrevista ao portal Metrópoles que o texto é “destrutivo”, servindo apenas como “declaração política”.
Por fim, a nota do Kremlin destaca que os “dois líderes reafirmaram seu interesse mútuo em construir diálogo político e cooperação mutuamente benéfica em comércio, agricultura, energia e cooperação industrial”.