Putin joga com incertezas na política internacional, avalia cientista política
Natali Hoff afirmou, em entrevista à CNN, que cenários estadunidense e europeu podem estar relacionados à estratégia russa
Um dos personagens principais da crise em andamento no Leste Europeu, o presidente russo, Vladimir Putin, pode estar aproveitando de um momento político instável no cenário global, segundo a avaliação da mestre em Ciência Política Natali Hoff, em entrevista à CNN.
“Ele [Putin] joga com essa importância energética e geopolítica russa e também com essa instabilidade na liderança, esse momento de incerteza da própria política internacional como um todo”, afirmou.
Segundo a especialista, essas incertezas perpassam o contexto estadunidense – que envolve a recém saída do Afeganistão e um enfraquecimento causado pelo mandado do ex-presidente Donald Trump – e europeu – com o Brexit, a transição de governo na Alemanha e as eleições na França.
Dadas as circunstâncias, a cientista política avalia que as sanções estabelecidas pelo Ocidente podem não serem suficientes para impedir uma investida militar russa na Ucrânia.
“Nesse momento o que o Putin tem é a construção de uma economia que, por conta já da existência de sanções pregressas, ela acaba sendo mais resistente às sanções”, explicou.
Além das experiências anteriores, a especialista argumenta que a aplicação de sanções na Rússia é complexa, devido às capacidades energéticas do país e a sua influência na precificação de diversos produtos.
*Sob supervisão de Layane Serrano