Putin diz que atacou Ucrânia em retaliação à destruição de ponte na Crimeia
Em um discurso televisionado, Putin disse que Moscou lançou ataques de mísseis de longo alcance contra a infraestrutura de energia, militar e de comunicações da Ucrânia
- 1 de 6
Vista de uma casa localizada na zona de guerra após o ataque de mísseis da Rússia, no Parque Taras Shevchenko, nesta segunda-feira, 10 de Outubro de 2022, em Kyiv, Ucrânia. As janelas da casa foram quebradas após o ataque aéreo. • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images (10.out.2022)
- 2 de 6
Enviado dos EUA para Kiev Bridget A. Brink inspeciona áreas no Parque Taras Shevchenko e na Taras Shevchenko Boulevard, que foram alvo do ataque russo. • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images (10.out.2022)
- 3 de 6
Autoridades relatam danos em ruas e construções; ataque na capital ucraniana, Kiev, teria sido o de maior intensidade desde início do confronto. • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images (10.out.2022)
-
- 4 de 6
Danos em edifício em Kiev, capital da Ucrânia. • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images (10.out.2022)
- 5 de 6
Civis inspecionam fragmentos de rochas deixados nas ruas após ataque aéreo russo na Ucrânia. • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images (10.out.2022)
- 6 de 6
Equipes trabalham para controlar focos de incêndio após ataque aéreo. • Gleb Garanich/Reuters (10.out.2022)
-
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (10) que a Ucrânia realizou “atos terroristas” contra a Rússia e prometeu reagir com força se eles continuarem.
Em um discurso televisionado, Putin disse que Moscou lançou ataques de mísseis de longo alcance contra a infraestrutura de energia, militar e de comunicações da Ucrânia nesta segunda-feira em retaliação por um ataque a uma ponte vital que liga a Rússia à península anexada da Crimeia, no fim de semana.
“É óbvio que os serviços secretos ucranianos ordenaram, organizaram e executaram o ataque terrorista destinado a destruir a infraestrutura civil crítica da Rússia”, disse Putin sobre a explosão da ponte.
Autoridades ucranianas celebraram após a explosão, mas Kiev não reivindicou a responsabilidade.
Cidades em toda a Ucrânia ficaram sem energia ou água e várias foram mortas em ataques com mísseis da Rússia em mais de uma dúzia de cidades ucranianas na manhã de segunda-feira.
Putin disse que a Rússia responderá “duramente” a quaisquer novos ataques da Ucrânia.
“Se continuarem as tentativas de realizar atos terroristas em nosso território, as respostas da Rússia serão duras e em sua escala corresponderão ao nível de ameaças criadas para a Federação Russa. Ninguém deve ter dúvidas sobre isso”, disse Putin.