Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Putin diz que Rússia pode posicionar armas capazes de atacar países ocidentais

    Fala está relacionada à autorização para que Ucrânia utilize armas ocidentais para atingir alvos na Rússia

    Presidente russo, Vladimir Putin
    Presidente russo, Vladimir Putin 28/03/2024Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS

    Da Reuters

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (5) que as decisões de aliados da Ucrânia de permitir que seu Exército use mísseis ocidentais cada vez mais poderosos para atacar o território russo são uma escalada séria no conflito.

    Ele também advertiu durante entrevista com veículos internacionais que tais armas teriam que ser operadas por sistemas e agentes ocidentais.

    Questionado sobre o assunto, Putin citou diferentes armas, mas ressaltou que o uso de ATACMS ou mísseis britânicos Storm Shadow contra a Rússia poderia levar a uma resposta mais dura de Moscou.

    “Vamos melhorar nossos sistemas de defesa aérea e destruí-los”, pontuou Putin.

    “Em segundo lugar, estamos pensando que se alguém acha possível enviar tais armas para uma zona de guerra para atacar nosso território e criar problemas para nós, então por que não temos o direito de enviar nossas armas da mesma classe para aquelas regiões do mundo onde ataques podem ser feitos em instalações sensíveis dos países que fazem isso contra a Rússia? Ou seja, a resposta pode ser assimétrica”, destacou.

    “Se virmos que esses países estão sendo atraídos para uma guerra contra a Federação Russa, então nos reservamos o direito de agir da mesma forma. Em geral, esse é um caminho para problemas muito sérios”, alertou.

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou a Ucrânia a usar armas fornecidas pelos EUA contra alvos militares dentro da Rússia, mas Washington ainda proíbe Kiev de atacar a Rússia com ATACMS, que têm um alcance de até 300 km, e outras armas de longo alcance fornecidas pelos americanos.

    Mais de dois anos após o início da guerra na Ucrânia, o líder da Rússia está falando cada vez mais sobre o risco de um conflito global enquanto o Ocidente tenta decidir com o que fazer sobre o avanço das tropas russas na Ucrânia.

    Ainda assim, líderes ocidentais e a Ucrânia minimizaram os avisos da Rússia sobre o risco de uma guerra mais ampla, mas alertaram repetidamente que Putin poderia atacar um membro da Otan, a aliança militar Ocidental.

    Tanto Putin quanto Biden disseram que um conflito direto entre a Rússia e a Otan seria um passo em direção à Terceira Guerra Mundial.

    “Você não deve fazer da Rússia o inimigo. Você só está se machucando com isso, sabia?”, indagou o chefe de Estado russo..

    “Eles pensaram que a Rússia queria atacar a Otan. Você ficou completamente louco? Isso é tão grosso quanto esta mesa. Quem inventou isso? É um completo absurdo, sabia? Lixo total”, destacou.

    Alerta para a Alemanha

    Putin mencionou especificamente as entregas de armas alemãs para a Ucrânia. Os tanques alemães no campo de batalha na Ucrânia foram “um choque moral e ético na Rússia”, segundo o líder russo.

    O presidente advertiu que se mísseis fornecidos pela Alemanha atingissem alvos no território russo, isso acabaria destruindo as relações bilaterais.

    Ele citou um político alemão, sem divulgar seu nome, que teria dito, de acordo com Putin, que a Alemanha nunca foi um Estado soberano após a Segunda Guerra Mundial.

    O líder russo ressaltou que a Alemanha continua dependente dos Estados Unidos em várias esferas, incluindo defesa, segurança, política e mídia.

    “É até estranho que ninguém na atual liderança alemã defenda os interesses alemães”, comentou Putin.