Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Putin diz que Ocidente é responsável pela crise em Gaza

    Presidente também afirmou que incidente em aeroporto russo foi incentivado a partir da Ucrânia

    Da Reuters , da Reuters

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, culpou o Ocidente pela crise no Oriente Médio e a guerra de Israel nesta segunda-feira (30).

    Em uma declaração televisionada em reunião de membros de seu Conselho de Segurança, do governo e dos chefes das agências de aplicação da lei, Putin disse que as “elites dominantes dos EUA” e os seus “satélites” estão por trás da morte dos palestinos em Gaza e dos conflitos na Ucrânia, no Afeganistão, no Iraque e na Síria

    Veja também — Mauro Vieira: A falta de consenso e ação da ONU sobre a guerra de Israel é uma “vergonha”

    “Eles precisam de um caos constante no Oriente Médio. Portanto [os EUA] fazem o seu melhor para desacreditar os países que insistem em um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e estão prontos para dar uma contribuição real para a resolução da crise e não parasitá-la”, adicionou.

    A Rússia apoia um cessar-fogo imediato em Gaza e uma solução de dois Estados, e irritou Israel ao receber uma delegação do Hamas em Moscou.

    O país invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, com o argumento de que Moscou tinha que libertar cidadãos de língua russa de uma suposta opressão.

    Durante o último ano, Putin classificou a sua “operação militar especial” como uma luta pela sobrevivência russa contra um Ocidente liderado pelos EUA determinado a usar a Ucrânia para esmagar e desmantelar a Rússia.

    Putin afirmou que a Rússia estava lutando contra as forças obscuras dos Estados Unidos, que ele culpou pela crise no Oriente Médio e na Ucrânia.

    “A Palestina só pode ser ajudada combatendo aqueles que estão por trás desta tragédia. Somos a Rússia e os estamos combatendo no contexto da ‘operação militar especial’. Tanto para nós como para aqueles que lutam pela verdadeira liberdade”, disse ele.

    “A chave para resolver o conflito está na criação de um Estado palestino soberano e independente”, destacou o presidente, dando a entender que este não é o objetivo declarado de Washington.

    Ele também culpou o Ocidente e a Ucrânia, país que cerca de um quinto do território foi capturado pelas forças russas, pelos acontecimentos no Daguestão, onde uma multidão tentou caçar passageiros que tinham acabado de desembarcar no aeroporto de Makhachkala vindos de Israel, na noite de domingo (29).

    “Os acontecimentos da noite passada em Makhachkala foram incentivados, inclusive através das redes sociais, sobretudo a partir do território da Ucrânia, pelas mãos de agentes dos serviços de inteligência ocidentais”, disse Putin, sem citar quaisquer provas.

    Tópicos