Putin diz que ainda não é hora para um cessar-fogo, afirma premiê da Itália
Mario Draghi conversou com o presidente russo por telefone sobre o fornecimento de gás e a guerra na Ucrânia
O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao primeiro-ministro italiano Mario Draghi que as condições ainda não estavam ideais para um cessar-fogo na Ucrânia disse Draghi em entrevista coletiva na quinta-feira (31), quando questionado sobre um telefonema com Putin no dia anterior.
Draghi também disse que Putin lhe explicou que os atuais contratos de gás continuam em vigor e que as empresas europeias continuarão a pagar em euros e dólares, e não em rublos.
“O que eu entendi, mas posso estar errado, é que a conversão do pagamento é um assunto interno da Federação Russa”, disse o italiano.
Questionado sobre o aumento dos gastos com defesa após a invasão da Ucrânia pela Rússia, Draghi disse que a Itália atingirá a meta da Otan de gastar 2% do PIB em defesa em 2028, acrescentando que isso não está em discussão entre os membros da coalizão.
No entanto, Draghi disse que o próximo documento de previsão econômica do governo não definirá um aumento específico nos gastos com defesa.
Na terça-feira (29), o Ministério de Defesa da Rússia afirmou que “reduziria drasticamente” a movimentação militar nas regiões próximas a Kiev e Chernihiv, mas forças e autoridades ucranianas relataram aumento da hostilidade em algumas regiões do país.
*com informações da Reuters