Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Putin diz para chefe de agência nuclear que situação da usina de Zaporizhzhia é “preocupante”

    Putin se reuniu com Rafael Grossi em São Petersburgo na terça-feira (11); Grossi reforçou que tenta "evitar um acidente nuclear que pode ser muito prejudicial em termos gerais e em particular na região"

    Usina Nuclear de Zaporizhzhia
    Usina Nuclear de Zaporizhzhia 1/9/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko

    Anna ChernovaSharon Braithwaiteda CNN

    O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao chefe da agência de vigilância nuclear das Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (11) que a situação na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, é “preocupante”, acrescentando que Moscou está “aberta” ao diálogo.

    Antes de sua reunião com Rafael Grossi, diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em São Petersburgo, Putin disse:

    Vemos que hoje há elementos de uma politização excessivamente perigosa de tudo relacionado à atividade nuclear. Esperamos muito que, graças aos seus esforços, possamos reduzir toda a retórica e normalizar essa área de nossa cooperação, apesar de todas as turbulências e processos complexos que estão ocorrendo no cenário mundial

    Putin acrescentou que está “feliz” por discutir “todos os assuntos que são de interesse mútuo para nós e podem até causar preocupação a alguém. Bem, para nós também. Por exemplo, no que diz respeito à situação em torno da central nuclear de Zaporizhzhia. De qualquer forma, estamos abertos a esse diálogo e estamos felizes em vê-lo.”

    Grossi disse que a discussão de hoje é “muito importante e indispensável”, já que “temos questões que têm a ver com segurança nuclear, segurança nuclear em particular na usina nuclear de Zaporizhzhia”.

    “Como você sabe, venho demonstrando esforços para tentar evitar um acidente nuclear que pode ser muito prejudicial em termos gerais e em particular na região”, disse Grossi a Putin.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original