Putin culpa Alemanha e o Ocidente pelo desligamento do Nord Stream 1
Segundo o presidente russo, as sanções ocidentais eram as culpadas pelo gasoduto não estar operando
O presidente Vladimir Putin declarou, nesta quarta-feira (7), que a Rússia retomaria o fornecimento de gás para a Alemanha através do gasoduto Nord Stream 1 assim que uma turbina chave fosse devolvida. Ainda rejeitou as alegações ocidentais de que Moscou usou o gás como arma.
Em um fórum econômico na cidade de Vladivostok, no leste do país, Putin afirmou que a Alemanha e as sanções ocidentais eram as culpadas pelo gasoduto não estar operando, e que a Ucrânia e a Polônia decidiram por conta própria desligar outras rotas de gás para a Europa.
A Europa está enfrentando uma crise de combustível no inverno e aumento nas contas de energia depois que a Gazprom suspendeu totalmente o gás fornecido através do Nord Stream 1, justificando ter encontrado um vazamento de óleo do motor durante o trabalho de manutenção.
“Nord Steam 1 está praticamente fechado agora”, disse Putin ao ligar para a Alemanha para devolver uma turbina para a estação de compressão do gasoduto Portovaya que permitiria à Rússia retomar o bombeamento de gás.
“Há um vazamento de óleo lá, é uma situação possivelmente explosiva, um risco de incêndio. A turbina não pode funcionar. Dê-nos uma turbina e vamos ligar o Nord Stream 1 amanhã. Mas eles não nos dão nada”, expôs o presidente russo.