Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Putin ainda tem o objetivo de controlar a Ucrânia, diz chefe da Otan

    Jens Stoltenberg alertou que a guerra no Leste Europeu ainda pode levar alguns anos até ser encerrada

    Chris LiakosMatt EganKaitlan CollinsKatharina Krebsda CNN

    O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou nesta quarta-feira (6) que não vê “nenhuma indicação” de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tenha alterado seu objetivo de tomar o controle de toda a Ucrânia.

    “Não vimos nenhuma indicação de que o presidente Putin mudou sua ambição de controlar toda a Ucrânia e também de reescrever a ordem internacional. Então, precisamos estar preparados para o longo prazo”, disse Stoltenberg.

    Em entrevista coletiva antes de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores de aliados da Otan em Bruxelas, Stoltenberg também alertou que a guerra na Ucrânia pode durar por alguns anos. “Temos que ser realistas e perceber que isso pode durar muito tempo, muitos meses ou até anos.” Os ministros das Relações Exteriores dos países da Otan terão reuniões nesta quarta e quinta-feira (7) para discutir o aumento do apoio à Ucrânia.

    Sanções

    Os EUA estão tomando medidas adicionais para aumentar a pressão econômica sobre a Rússia e Putin após imagens horríveis da cidade ucraniana de Bucha, anunciando novas sanções na quarta-feira às instituições financeiras russas, bem como algumas pessoas, incluindo as filhas adultas de Putin e a esposa e filha. de seu ministro das Relações Exteriores.

    “Hoje estamos aumentando dramaticamente o choque financeiro ao impor sanções de bloqueio total à maior instituição financeira da Rússia, o Sberbank, e seu maior banco privado, o Alfa Bank”, disse um alto funcionário do governo a repórteres.

    O Sberbank detém quase um terço do total de ativos do setor bancário da Rússia, observou o funcionário, acrescentando que os EUA agora bloquearam totalmente “mais de dois terços do setor bancário russo”.

    Em segundo lugar, o alto funcionário anunciou: “Em alinhamento com o G7 e a UE, estamos anunciando a proibição de novos investimentos na Rússia”.

    Isso será implementado com uma ordem executiva assinada pelo presidente dos EUA, Joe Biden.

    Os Estados Unidos não participarão das reuniões do G20 das quais a Rússia está participando, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, na quarta-feira. Falando no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, Yellen disse que deixou essa posição clara para outros ministros das Finanças do grupo.

    Tópicos