Protestos pró-Palestina: Polícia entra em biblioteca de universidade em Portland; veja
Ao menos 12 pessoas foram presas; manifestantes ocupavam prédio desde segunda-feira (29)
A polícia entrou na biblioteca da Universidade Estadual de Portland, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (2) para dispersar os manifestantes pró-Palestina que ocupavam o prédio pelo menos desde segunda-feira (29).
A instituição fechou o campus nesta quinta para permitir a ação da polícia.
Veja a ação policial:
Video of the officers breaking through a barricaded door to the 1st floor. You can hear them warning about a “slick floor.” They encountered soap or some other slippery substance on the floor that was likely intended to cause police to slip and fall. pic.twitter.com/ZTiUORXkog
— PPB Event Messages (@PPBAlerts) May 2, 2024
Em uma postagem no X, a universidade alertou que a Biblioteca Millar estava fechada e disse que qualquer pessoa que permanecesse lá dentro estava cometendo uma invasão criminosa.
De acordo com o Departamento de Polícia de Portland, ao menos 12 pessoas foram presas nesta quinta, incluindo quatro estudantes, durante a ação na biblioteca.
Antes disso, uma equipe da CNN viu agentes levarem ao menos cinco pessoas sob custódia. Policiais da tropa de choque estavam do lado de fora da biblioteca.
Enquanto as autoridades esvaziavam a biblioteca, cerca de 25 a 30 estudantes saíram correndo do prédio. Não está claro se os estudantes foram presos após correrem.
A CNN relatou anteriormente que as negociações com os manifestantes fracassaram na manhã de quarta-feira (1°).
*com informações da Reuters