Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Princípios de segurança foram violados na usina ucraniana, diz relatório da ONU

    Agência Internacional de Energia Atômica expressou necessidade urgente de medidas para evitar acidente nuclear

    Vasco Cotovioda CNN

    A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização das Nações Unidas, diz que continua “gravemente preocupada” com a situação na Usina Nuclear de Zaporizhzhia (NPP) na Ucrânia e diz que há uma “necessidade urgente” de medidas para evitar um acidente nuclear.

    Em um relatório após uma visita ao local, o diretor-geral Rafael Grossi disse que é preciso o estabelecimento de uma zona de segurança e proteção nuclear ao redor do local ocupado pelos russos. 

    “A AIEA ainda está seriamente preocupada com a situação no ZNPP – isso não mudou”, diz o relatório. “Os Sete Pilares foram todos comprometidos no local”.

    A agência enfatizou a necessidade urgente de medidas provisórias “para evitar um acidente nuclear decorrente de danos físicos causados ​​por meios militares”.

    “A AIEA está pronta para iniciar imediatamente as consultas que levam ao estabelecimento urgente de uma zona de segurança e proteção nuclear no ZNPP”, disse o relatório.

    A agência diz que a equipe viu em primeira mão os danos que o bombardeio causou à instalação e “observou com preocupação que o bombardeio poderia ter impactado estruturas, sistemas e componentes relacionados à segurança, e poderia ter causado impactos significativos à segurança, perda de vidas e ferimentos pessoais. .”

    Além do perigo dos combates contínuos em torno da instalação, a agência diz que a equipe de Zaporizhzhia e outras usinas nucleares na Ucrânia “continuaram a mostrar resistência e resiliência em manter os locais funcionando de maneira segura em meio ao conflito”.