Primeiros refugiados do Afeganistão chegam à Alemanha
Pais asiático está sob domínio do grupo islâmico Talibã desde o último fim de semana
Os primeiros refugiados afegãos chegaram à Alemanha após uma das maiores operações de transporte aéreo da história.
Desde sexta-feira (20), mais de 2 mil pessoas chegaram a Base Aérea de Ramstein, uma das maiores dos Estados Unidos fora do país. O local foi transformado em ponto de trânsito temporário para receber os refugiados do Afeganistão.
[cnn_galeria id_galeria=”469054″ title_galeria=”Veja como está o Afeganistão após a tomada de poder pelo Talibã”/]
O governo dos EUA informou que 17 mil pessoas foram retiradas de Cabul em voos que partiram do aeroporto da capital afegã desde o último domingo (15), quando o grupo Talibã assumiu o controle da cidade. Dentre os retirados do país pelo governo Biden, estão 2.500 americanos.
Um porta-voz do Pentágono também informou que eles ainda não têm o número exato de quantos americanos ainda permanecem no Afeganistão. Ele reforçou que a prioridade do governo é retirar todas essas pessoas e, também, os afegãos que ajudaram os EUA ao longo dos 20 anos de ocupação.
Tanto os Estados Unidos quanto a Alemanha orientaram seus cidadãos a não se dirigirem para o aeroporto de Cabul, onde a situação permanece caótica. Ao longo da semana, milhares de pessoas tentaram fugir do país pelo local e cenas dramáticas foram registradas, incluindo a invasão da pista por afegãos que tentavam embarcar em avião americano.