Primeiro-ministro do Líbano nega ter assinado acordo de cessar-fogo
Reportagens afirmaram anteriormente que Mikati teria assinado uma proposta de cessar-fogo após se encontrar com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à margem da Assembleia Geral da ONU
O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, negou os relatos de ter assinado um acordo de cessar-fogo para o Líbano proposto pelos Estados Unidos, França e seus aliados.
Reportagens afirmaram anteriormente que Mikati teria assinado uma proposta de cessar-fogo após se encontrar com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
O gabinete de Mikati disse que o premiê esclareceu que acolheu com satisfação a declaração dos EUA sobre a proposta, mas que sua implementação deve ocorrer por meio de um “compromisso israelense” com resoluções internacionais.
O Hezbollah não comentou a proposta nem a aceitou. Sem o apoio do grupo, a assinatura de Mikati dificilmente seria efetiva.
O gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu negou nesta quinta-feira (26) os relatos de um cessar-fogo iminente e disse que Netanyahu não respondeu à proposta.
Netanyahu também instruiu os militares israelenses a continuar lutando no norte “com força total”, acrescentou o comunicado.