Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Primeira-ministra finlandesa Sanna Marin e o marido pedem divórcio após 19 anos juntos

    Anúncio ocorre depois que Marin perdeu a eleição parlamentar em abril; “pedimos o divórcio juntos”, escreveu ela no Instagram

    Sanna Marin anunciou no Instagram que planejava se separar do marido.
    Sanna Marin anunciou no Instagram que planejava se separar do marido. Franck Robichin/EPA/Agência Anadolu/Getty Images

    Jack Guyda CNN

    A primeira-ministra finlandesa Sanna Marin e seu marido, Markus Räikkönen, vão se divorciar após 19 anos juntos, anunciou Marin no Instagram na quarta-feira (10).

    “Pedimos o divórcio juntos. Somos gratos por 19 anos juntos e nossa amada filha”, escreveu Marin em um story no Instagram.

    A primeira-ministra finlandesa Sanna Marin e Markus Räikkönen em uma foto oficial do casamento. Minttu Saarni/Lehtikuva/Reuters

    “Ainda somos melhores amigos, legais um com o outro e pais amorosos. Continuaremos a passar tempo juntos como uma família e uns com os outros”, acrescentou.

    Marin e Räikkönen, empresário e ex-jogador de futebol profissional, se casaram em 2020, de acordo com a emissora pública da Finlândia, YLE.

    O anúncio ocorre depois que Marin perdeu a eleição parlamentar da Finlândia em abril, com o Partido da Coalizão Nacional (NCP), de direita da oposição, reivindicando a vitória em uma disputa acirrada.

    Atualmente, ela está servindo como primeira-ministra interina até que um novo governo de coalizão possa ser formado.

    Embora considerada um modelo milenar para novos líderes progressistas por fãs de todo o mundo, em casa ela enfrentou críticas por suas festas e pelos altos gastos públicos de seu governo.

    Embora ela continue sendo muito popular entre muitos finlandeses, principalmente os jovens moderados, ela antagonizou alguns conservadores com altos níveis de gastos com pensões e educação.

    A ascensão de Marin ao topo da política finlandesa foi meteórica.

    O primeiro membro de sua família a frequentar a universidade, ela entrou na política aos 20 anos e rapidamente subiu na hierarquia do Partido Social Democrata de centro-esquerda.

    Ela então se tornou a primeira-ministra mais jovem do mundo quando assumiu o cargo em 2019, aos 34 anos.

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original