Primeira-dama dos EUA, Jil Biden, recebe críticas após comparar latinos a tacos
Associação Nacional de Jornalistas Hispânico disse que herança não deve ser reduzida a um estereótipo
A tentativa da primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, de elogiar os latinos saiu pela culatra nesta segunda-feira (11), quando ela disse que eles eram tão únicos quanto “tacos de café da manhã”, atraindo críticas de todo o espectro político.
Falando em San Antonio na conferência anual da UnidosUS, anteriormente conhecida como Conselho Nacional de La Raza, Jill tentou elogiar Raúl Yzaguirre, que liderou a organização de direitos civis por 30 anos.
“Raul ajudou a construir esta organização com o entendimento de que a diversidade desta comunidade, tão distinta quanto as bodegas no Bronx, tão bonita quanto as flores em Miami e tão única quanto os tacos de café da manhã aqui em San Antonio, é sua força”, disse ela.
Na cidade de Nova York, as pessoas adoram mercearias conhecidas como bodegas, que geralmente são administradas por comerciantes dominicanos ou porto-riquenhos. A primeira-dama pronunciou erroneamente a palavra como “bogedas”.
Miami tem sido um destino para os latinos que imigram para os Estados Unidos.
San Antonio também é uma das maiores cidades latinas dos Estados Unidos, com uma população de quase 1,5 milhão de pessoas, 65% hispânica ou latina, segundo dados do Censo dos EUA.
A cidade de maioria mexicano-americana gosta de tacos de café da manhã, que fazem parte da culinária local.
A Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos não ficou impressionada, dizendo que Biden e seus redatores de discursos deveriam “entender melhor as complexidades de nosso povo”.
“Não somos tacos. Nossa herança como latinos é moldada por uma variedade de diásporas, culturas e tradições alimentares, e não deve ser reduzida a um estereótipo”, disse a associação em comunicado.
Pedido de desculpas do escritório de Jill Biden
O gabinete da primeira-dama, Jill Biden, emitiu um pedido de desculpas na manhã desta terça-feira (12) após as críticas que ela recebeu por seus comentários sobre os latinos.
“A primeira-dama pede desculpas por suas palavras terem transmitido nada além de pura admiração e amor pela comunidade latina”, disse Michael LaRosa, porta-voz da primeira-dama, em mensagem no Twitter.
Nicole Chavez, da CNN, que estava na sala para o discurso da primeira-dama, informou que os comentários, que citam exemplos da vida latina, foram recebidos com aplausos na sala de conferências lotada.
Em seu discurso, a primeira-dama também discutiu a legislação bipartidária sobre armas assinada pelo presidente e a tragédia de Uvalde, localizada nos arredores de San Antonio.
Ele então falou sobre a diversidade dentro da comunidade latina, mas também sobre seus desejos comuns.
“Sim, a comunidade latina é única. Mas o que ouvi de você repetidamente é que você quer o que toda família quer. Boas escolas. Bons empregos. Bairros seguros”, disse Jill.
Ela também destacou os esforços de seu marido para aumentar a representação latina no governo.
“Ele [Joe Biden] nomeou latinos para os cargos mais altos em seu gabinete. Ele garantiu que a legislação, como o American Bailout, se concentrasse na equidade. Sua equipe trabalhou com todos vocês — a Unidos e muitas das afiliadas aqui — para vacinar latinos, combater a fome e investir em seus pequenos negócios.
Os conservadores nas mídias sociais analisaram nos comentários de Jill Biden, imaginando como seria a indignação liberal se um republicano proeminente tivesse dito isso.
“Não é de se admirar que os hispânicos estejam fugindo do Partido Democrata!” , escreveu o deputado americano Andy Biggs, do Arizona, no Twitter.
Com informações de Kate Bennett e Kyle Blaine, da CNN