Presidentes da América Latina parabenizam Gabriel Boric por vitória no Chile
Líderes do Uruguai, Peru, Equador, Cuba, Bolívia, Colômbia e Argentina fizeram publicações nas redes sociais após resultado da eleição presidencial chilena


Os presidentes de diversos países da América Latina fizeram publicações no Twitter neste domingo (19) para parabenizar o deputado Gabriel Boric pela vitória na eleição presidencial do Chile.
Boric derrotou o advogado José Antonio Kast, candidato de extrema-direita, segundo o Serviço Eleitoral do país. Com 99,47% das urnas apuradas, o novo presidente tinha 55,86% dos votos, enquanto seu adversário tinha 44,14%.
O atual presidente do Chile, Sebastian Piñera parabenizou seu futuro sucessor pela vitória neste domingo: “Felicito Gabriel Boric por seu triunfo, e desejo o maior dos êxitos a seu governo. Você será presidente de todos os chilenos, e terá a missão de unir a todos os nossos compatritoras. O amor pelo Chile é sentido por todos, e sei que fará seus melhores esforços a serviço do país”.
Felicito a Gabriel Boric por su triunfo y le deseo el mayor de los éxitos a su gobierno. Usted será Pdte de todos los chilenos y tendrá la misión de unir a todos nuestros compatriotas.
El amor por Chile lo sentimos todos y sé que hará sus mejores esfuerzo al servicio del país.
— Sebastian Piñera (@sebastianpinera) December 19, 2021
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, afirmou: “parabenizo o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, e lhe desejo éxito para o bem do povo chileno”. O mandatário do Equador, Guillermo Lasso, enviou um “cumprimento fraterno ao povo chileno, que hoje elegeu seu novo presidente, Gabriel Boric. [Desejo] Êxito em sua gestão pelo bem-estar do seu povo”.
Felicito al presidente electo de Chile , @gabrielboric y le deseo éxito para el bien del pueblo chileno.
— Luis Lacalle Pou (@LuisLacallePou) December 19, 2021
Un saludo fraterno al pueblo chileno, que hoy eligió a su nuevo presidente @gabrielboric. Éxitos en su gestión por el bienestar de su gente.
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) December 19, 2021
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, também fez uma publicação na rede social. “Quero parabenizar Gabriel Boric por ter sido eleito presidente do querido povo do Chile. Temos que assumir o compromisso de fortalecer os laços de irmandade que unem nossos países e de trabalhar junto à região para por um fim à desigualdade na América Latina”.
Quiero felicitar a @gabrielboric por haber sido elegido presidente del querido pueblo de Chile.
Debemos asumir el compromiso de fortalecer los lazos de hermandad que unen a nuestros países y de trabajar unidos a la región para poner fin a la desigualdad en America Latina. pic.twitter.com/tsiiNP223B
— Alberto Fernández (@alferdez) December 19, 2021
Em sua publicação, o presidente da Colômbia, Iván Duque, afirmou: “parabenizamos Gabriel Boric pela sua eleição como novo presidente do Chile. Expresso nosso interesse em continuar trabalhando conjuntamente para fortalecer a histórica e fraterna relação bilateral que nos une. Somos países irmãos”.
Felicitamos a @gabrielboric por su elección como nuevo Presidente de Chile. Expresamos nuestro interés en seguir trabajando conjuntamente para fortalecer la histórica y fraterna relación bilateral que nos une. Somos países hermanos.
— Iván Duque 🇨🇴 (@IvanDuque) December 19, 2021
“Parabéns pelo triunfo, meu querido amigo Gabriel Boric! A vitória que alcançou é do povo chileno, e os povos latino americanos que querem viver em liberdade, paz, justiça e dignidade a compartilham! Continuemos lutando pela unidade de nossas nações”, afirmou Pedro Castillo, presidente do Peru que também se elegeu em 2021.
¡Felicitaciones por el triunfo, mi querido amigo @gabrielboric! ¡La victoria que has alcanzado es la del pueblo chileno y la compartimos los pueblos latinoamericanos que queremos vivir con libertad, paz, justicia y dignidad! Sigamos bregando por la unidad de nuestras naciones.
— Pedro Castillo Terrones (@PedroCastilloTe) December 19, 2021
Miguel Díaz-Canal, presidente de Cuba, também cumprimentou o novo presidente: “Felicitações cordiais a Gabriel Boric por sua eleição como presidente do Chile em uma história vitória popular. Ratificamos a vontade de ampliar as relações bilaterais e de cooperação entre ambos os povos e governos”.
Cordiales felicitaciones a @gabrielboric por su elección como Presidente de Chile en histórica victoria popular. Ratificamos voluntad de ampliar las relaciones bilaterales y de cooperación entre ambos pueblos y gobiernos. https://t.co/JFkJ57YetR
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) December 19, 2021
O presidente da Bolívia, Luis Alberto Arce, foi outro líder que parabenizou Boric. “Saudamos o triunfo eleitoral de Gabrie Boric, que é o triunfo do povo chileno. A democracia latino americana se fortalece com base na unidade, o respeito e, sobre tudo, a vontade e o empenho dos nossos povos. Felicidades ao presidente eleito do Chile!”, afirmou.
Saludamos el triunfo electoral de @gabrielboric, que es el triunfo del pueblo chileno. La democracia latinoamericana se fortalece con base en la unidad, el respeto y, sobre todo, la voluntad de nuestros pueblos. ¡Felicidades al presidente electo de #Chile! pic.twitter.com/vje9yxKvRK
— Luis Alberto Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) December 20, 2021
Na Europa, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, felicitou Boric: “parabéns Gabriel Boric por sua vitória nas eleições presidenciais do Chile. O povo chileno avança com esperança para um futuro mais justo, feminista e ecologista. Nossos países continuarão reforçando suas relações, fortalecendo os laços entre a América Latina e a União Europeia”.
Enhorabuena @gabrielboric por tu victoria en las elecciones presidenciales de Chile. El pueblo chileno avanza con esperanza hacia un futuro más justo, feminista y ecologista.
Nuestros países seguirán reforzando sus relaciones, fortaleciendo los lazos entre Latinoamérica y la UE. pic.twitter.com/hEADeJHWAz
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) December 19, 2021