Presidente francês diz que guerra na Ucrânia “não vai parar nos próximos dias”
Emmanuel Macron apontou para o 9 de maio como um possível "dia da vitória" para os russos; a data marca a vitória soviética sobre os nazistas, na Segunda Guerra
O presidente francês, Emmanuel Macron, alertou que há pouca esperança de que a guerra na Ucrânia termine em breve. “Infelizmente, esta guerra não vai parar nos próximos dias”, disse Macron à estação francesa RTL na sexta-feira.
Ele apontou para 9 de maio como um “dia importante” para os militares russos, chamando quase “certo que para o presidente Putin 9 de maio deve ser um dia de vitória”. “Acho que eles vão concentrar seus esforços no Donbass. Acho que viveremos cenas muito difíceis nos próximos dias e semanas no Donbass”, disse Macron.
Algum contexto: autoridades ucranianas dizem que fortes combates estão em andamento no leste do país, com bombardeios relatados em toda a região de Donbass, antes do que eles estão alertando pode ser uma grande ofensiva russa.
Macron alertou que as próximas semanas provavelmente não “levarão a muitas concessões diplomáticas da Rússia”.
A assistência humanitária é complicada: Macron também destacou como os esforços humanitários da França, Grécia, Turquia e ONU estão enfrentando muitas dificuldades porque “há uma recusa total do lado russo.”